No Palco e jornalistas convidados elegem os melhores shows de 2023 em Porto Alegre

Foto: Pridia

O ano de 2023 em Porto Alegre foi marcado por uma efervescência musical única, e o portal No Palco, em parceria com jornalistas convidados, teve a tarefa árdua de eleger os destaques dentre os inúmeros shows que passaram pela capital gaúcha.

A missão de selecionar os melhores shows demandou análises considerando critérios como originalidade, inovação, execução e, claro, a capacidade de envolver e cativar os espectadores.

Foram convidados cinco jornalistas, são eles: Luiz Gonzaga Lopes Ferreira, editor de cultura do Correio do Povo; Lucas Corrêa Viegas, jornalista parceiro do No Palco; Diego Patito, editor do site Super Transado; Karina Faria, do podcast Entrevista de Atitude; juntamente com Alex Vitola, do site Pics Música e Cultura; e Glauco Malta, fotógrafo e editor do site Turbinado.

Confira abaixo, a partir das seleções individuais de cada convidado, juntamente com as escolhas do No Palco, os 10 melhores shows que brilharam em Porto Alegre ao longo de 2023:

1º – TITÃS ENCONTRO (06/05 – FIERGS)

  • Pela primeira vez em 25 anos, os sete Titãs remanescentes se reuniram em um mesmo palco. Arnaldo Antunes, Nando Reis, Charles Gavin e Paulo Miklos se juntaram a Sérgio Britto, Branco Mello e Tony Bellotto para a turnê que celebrou os 40 anos de uma das maiores bandas do rock nacional.
  • Com uma estrutura monumental, esquema de som e luzes de padrões internacionais, a banda subiu ao palco e apresentou um show com mais de duas horas e meia de duração e 35 faixas executadas.
  • Para Luiz Gonzaga Lopes Ferreira, “foi uma noite inesquecível“. Lucas Viegas destacou a “coesão da banda no palco e a qualidade do produto entregue“. O No Palco escreveu que o “reencontro marcou um capítulo importante na história da música brasileira e deixou uma lembrança inesquecível para os gaúchos“.
Fotos: Alex Vitola

2º – ROGER WATERS (1º/11 – ARENA DO GRÊMIO)

  • O fundador do Pink Floyd se apresentou em Porto Alegre pela quarta vez. Ele trouxe consigo a turnê ‘This Is Not a Drill’ e um repertório de 22 músicas, incluindo clássicos do Pink Floyd e novas composições de sua carreira solo. Além disso, destacou-se o ativismo essencial do artista em prol dos direitos humanos, denunciando crimes de guerra e abordando outras questões relevantes.
  • Para Karina Faria, “o lendário músico entregou um espetáculo impactante, fundindo músicas icônicas com uma produção visual arrebatadora, deixando o público imerso em uma experiência única“. Já o No Palco descreveu a apresentação como “uma noite épica de música e consciência“.
Foto: Lucas Alvarenga

3º – EMICIDA (1º & 02/04 – ARAÚJO VIANNA)

  • Emicida apresentou, em duas noites lotadas, pela primeira vez o espetáculo ‘AmarElo’ em Porto Alegre. Foi também a estreia do rapper no palco do Araújo Vianna.
  • A apresentação foi uma celebração da cultura e da diversidade brasileira, com direito a um pedido de casamento e mensagens positivas sobre espiritualidade e relações humanas.
Foto: Tony Capellão

4º – RED HOT CHILI PEPPERS (16/11 – ARENA DO GRÊMIO)

  • O Red Hot Chili Peppers retornou a Porto Alegre após uma espera de longos 21 anos. A banda norte-americana se apresentou para uma multidão de mais de 50 mil pessoas na Arena do Grêmio.
  • O No Palco descreveu a apresentação como um “show mágico e eletrizante“. Luiz Gonzaga Lopes Ferreira frisou: “Daqueles shows que ficam guardados nos recônditos da alma.
Foto: Maira Dill/Live Nation

5º – MARISA MONTE (13/05 – ARAÚJO VIANNA)

  • Uma das artistas mais celebradas da MPB trouxe para a capital gaúcha a turnê ‘Portas’. Durante duas horas, Marisa Monte apresentou uma sequência de sucessos populares e ‘novelísticos’, além de músicas conhecidas apenas por aqueles que a acompanham, e que foram cantadas a plenos pulmões.
  • De acordo com Lucas Viegas, Marisa “mesclou delicadeza e tecnologia de forma única em um cenário inédito no Brasil“.
Foto: Gustavo Garbino/No Palco

6º – JOTA QUEST (17/06 – ESTÁDIO BEIRA RIO)

  • Comemorando 25 anos de trajetória, o Jota Quest gravou seu segundo registro audiovisual em Porto Alegre, proporcionando uma superprodução cuidadosa e um palco com estruturas de padrão internacional. Cerca de 35 mil pessoas compareceram ao show. Recordando os primeiros passos da jornada, Flausino expressou seu amor pela cidade e dedicou a apresentação a todos os presentes, vindos de todos os cantos do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Foto: Tony Capellão/No Palco

7º – SCORPIONS (25/04 – GIGANTINHO)

  • O Scorpions se apresentou em um Gigantinho lotado, evidenciando que a paixão pelo rock permanece forte mesmo após quase seis décadas de carreira. A energia contagiante da banda, aliada à sua capacidade de criar clássicos memoráveis, prova que o Scorpions continua atraindo um público diversificado, independente da idade.
  • Luiz Gonzaga Lopes Ferreira comentou: “Os caras deixaram o Gigantinho repleto do melhor do rock” e completou: “Show impecável de quem sabe o que faz, toca e transmite no palco.”
Foto: Tony Capellão/No Palco

8º – SEUN KUTI & EGYPT 80 (1º/12 – OPINIÃO)

  • O nigeriano Seun Kuti, filho mais novo do icônico Fela Kuti, esteve em Porto Alegre e celebrou o legado político e musical de seu pai, um dos precursores do afrobeat.
  • Karina Faria destacou: “Foi uma experiência única, com o público entregando-se completamente ao momento, notavelmente ausente de registros em celulares, ressaltando a rara imersão no espetáculo e a conexão direta entre artista e plateia. A atmosfera no evento evidenciou a autenticidade da apreciação musical, desvinculada da tecnologia que muitas vezes domina os eventos contemporâneos.

9º – JORGE DREXLER (11.11 – GIGANTINHO)

  • O uruguaio fez em Porto Alegre seu maior show no Brasil em seus 25 anos de visitas ao país com suas turnês. Cerca de 6 mil pessoas foram ao Gigantinho para assistir ao show “Tiempo y Tinta”.
  • A reverência do público ao artista e do artista ao público é visível durante qualquer apresentação dele nos palcos da capital (ou, não raro, em Pelotas, terra dos amigos Ramil). E desta vez não foi diferente. Talvez pela proximidade do RS com o Uruguai. Talvez pelas culturas gaúchas semelhantes. É fato que Drexler é um fenômeno no estado que não acontece com nenhum outro artista latino.
Foto: Edu Defferrari

10º – DJAVAN (21 & 22/09 – ARAÚJO VIANNA)

  • Um dos artistas mais aclamados da música brasileira, Djavan, trouxe à capital gaúcha o show de sua nova turnê ‘D’, que promove seu 25º trabalho de estúdio. Com vitalidade de menino, aos 74 anos, Djavan dança e rodopia por todo o palco durante toda a apresentação.
  • Djavan demonstrou sua maestria musical, mantendo-se fiel à sua essência artística e conquistando o público com sua música atemporal. O No Palco descreveu o show como “dedicado à diversidade brasileira e às minorias“.
Foto: Gustavo Garbino / No Palco

Luiz Gonzaga Lopes Ferreira, editor de cultura do Correio do Povo, também destacou os shows de Antonio Villeroy (Teatro do Bourbon Country – 07/07) e Maneva (Araújo Vianna – 02/12) como alguns dos melhores de 2023 em Porto Alegre.

Karina Faria, do podcast Entrevista de Atitude, junto com Alex Vitola, do site Pics Música e Cultura, também destacaram as apresentações de Dado e Bonfá – As V Estações (Araújo Vianna – 28/07) e o retorno triunfante do Papas da Língua (Festival Turá – 18/11) como alguns dos melhores de 2023 em Porto Alegre.

Glauco Malta, fotógrafo e editor do site Turbinado, elegeu também o espetáculo ‘Celebrating the Music of Jon Lord and Deep Purple‘, com Bruce Dickinson (25/04 – Araújo Vianna), o tributo Elvis Experience (10/03 – Araújo Vianna) e o show da banda Korpiklaani (25/11 – OCulto) como os melhores do ano.