Shows nacionais e festivais ajudaram a suprir a falta de atrações internacionais em Porto Alegre em 2023

Porto Alegre teve um 2023 marcado por contrastes e redefinições. A cidade enfrentou uma diminuição significativa de turnês de grande porte, especialmente aquelas destinadas a arenas e estádios, principalmente as de origem internacional.

Curitiba e Belo Horizonte ganharam prioridade junto às produtoras, atraindo artistas que, em tempos anteriores, naturalmente escolheriam Porto Alegre como destino. Até 2018, nossa capital costumava receber em média 70 apresentações internacionais de diferentes escalas, mas em 2023 esse número não ultrapassou 40. Dessas, apenas quatro grandes shows internacionais fizeram parte do cenário local: Jorge Drexler e Scorpions no Gigantinho, Roger Waters e Red Hot Chili Peppers na Arena do Grêmio. Todos os outros eventos ocorreram em locais de porte médio ou pequeno.

No entanto, esse declínio foi compensado pelo florescimento de apresentações nacionais de menor e médio porte, que preencheram os calendários de casas e teatros locais. Foram mais de 250 eventos musicais na cidade.

A diversidade musical também ganhou destaque, com festivais que abraçaram diferentes gêneros e públicos. Além do tradicional Universo Alegria, também testemunhamos a consolidação da importância e grandiosidade do Rap in Cena Festival. Novos festivais alternativos e de música brasileira surgiram, mostrando potencial para continuidade no próximo ano, como o MECA Caldeira, o Avante, e a versão gaúcha do Turá Festival. Este último trouxe renomados nomes da música nacional e estabeleceu parcerias inéditas num velho conhecido dos porto alegrenses, o Anfiteatro Pôr do Sol. Adicionalmente, eventos itinerantes como Buteco, Luan City e Tardezinha também contribuíram para a diversidade e energia cultural na cidade.

Em meio a essa dinâmica de mudanças e renovação no cenário musical, Porto Alegre demonstrou sua resiliência ao se adaptar a novos fluxos e preferências, mostrando-se receptiva à variedade de expressões artísticas. Esse panorama desafiador e ao mesmo tempo enriquecedor promete incentivar uma cena musical cada vez mais plural e inovadora nos próximos anos em Porto Alegre.