Projeto Arte para Todos Delphus recebe Susan Mendes

No sábado, 04 de maio, a Delphus Galeria abre suas portas para a abertura da mostra “Paralelo Feminino” com obras da artista Susan Mendes e curadoria de Rita Raimondi. A exposição integra o projeto Arte para Todos Delphus, que promove mostras individuais e live paitings com os artistas da galeria. A iniciativa pretende aproximar o público do ambiente da galeria e dos artistas. Nesta edição, a identidade, libertação e o emponderamento feminino pautam a seleção de 22 obras da artista caxiense.

Susan estará produzindo uma obra ao longo da abertura da exposição, que contará com modelo vivo, das 11h às 15h. “Esta é uma oportunidade para todos os interessados em acompanhar o processo de criação do artista”, afirma a diretora da galeria, Salete Salvador. “Entender como funciona o trabalho artístico, poder assistir o preparo de uma tela, é uma oportunidade que poucas pessoas têm e é uma maneira de entender mais sobre arte”.

Com curadoria da italiana Rita Raimondi, a mostra contará com obras que questionam a busca pela perfeição estética e autoestima feminina. “As concepções de beleza estão diretamente ligadas a qualquer tipo de consumo onde tentamos achar uma solução para as nossas insatisfações. Este vazio pessoal é quebrado através da aceitação de viver o próprio corpo em plena liberdade: com ou sem soluções e intervenções. Autoestima feminina começa com a aceitação do próprio corpo e o padrão ideal da beleza feminina não existe. É dessa liberação que tratam as obras de Susan”, conta Rita.

 As figuras aparecem em proporções mais “humanas” e o uso do papelão corrugado, coletado como descarte nas ruas, é uma metáfora sobre o descarte do que não serve mais como padrão, ou seja, uma mulher fora dos padrões é descartada, assim como caixas de papelão usadas.

Uma vitrine, montada especialmente para a mostra, também integra as atrações desta edição do Arte para Todos Delphus, além de um bate-papo sobre autoestima, libertação e mulheres, promovido na galeria na terça-feira, 28 de maio, com participações que serão divulgadas em breve.

Todas as peças do artista disponíveis na galeria estarão com valores e condições especiais: “acreditamos que facilitando as condições de compra também estamos construindo uma ponte de acessibilidade à arte”, declara Salete. Para as compras à vista, as obras estarão com 10% de desconto e também poderão ser parceladas em até 10 vezes sem juros.

Live Painting ocorre no sábado, 04 de maio, das 11h às 15h e a mostra segue em cartaz com entrada franca até 01 de junho. A Delphus Galeria funciona de segunda à sexta-feira das 09h às 18h45 e aos sábados das 09h às 13h na Av. Cristóvão Colombo, 1093.

Susan Mendes – Caxias do Sul/RS, 1954

Vive e trabalha em Porto Alegre. Matemática por formação sempre viu na arte uma forte maneira de expressão. Usa como linguagens a pintura e a escultura há mais de quarenta anos. Fez curso de desenho no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre, nos anos de 1990; fez curso de escultura com o artista Cho Dorneles e de pintura com a artista Lou Borguetti, cursos de extensão com Tania Bien em História da Arte na Pontifícia Universidade Católica, cursos de “Desenho da Figura Humana” ministrados por Gustavot Dias.

Exposições Individuais: 2016: “Perfeita Imperfeição II”- Modernidade Galeria de Arte Aplicada – 2016/Novo Hamburgo/RS: “imperfeito”- Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim -Caxias do Sul/RS, 2015: “Perfeita Imperfeição”- Gravura Galeria de Arte, Porto Alegre/RS. 

Exposições Coletivas: 2019: “Fora da Cor” (exercício 2), com curadoria de Ana Zavadil, Museu de Arte de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2018:“Memória”, com curadoria de Ana Zavadil , Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, “Fora da Cor”, curadoria Ana Zavadil,Aberto Caminho de Artes, Porto Alegre/RS. Participou da Mostra Elite Design/2018 espaço Estar e Toalete Funcional, projeto Arq Monica Pretto e Eliana Machado e CASACOR RS 2018, espaço Clínica Médica, projeto BG Arquitetura.

Obras em acervo: Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP) – Caxias do Sul e Museu de Arte Contemporânea do RGS (MACRS) – Porto Alegre/RS.