Workshop “Por trás da música” realizará formação profissional para músicos no Sesc Canoas

Com o objetivo de qualificar os profissionais da mercado da música, ocorrerá no Sesc Canoas dia 05 de agosto o “Por trás da música – Compondo seu negócio”. A atividade de formação profissional, consiste em SETE workshops que irão abordar práticas referentes ao business do mercado da música, para que assim, o músico possa trabalhar e se colocar de forma profissional no mercado fonográfico. O encerramento do evento será às 18h com o show Acústico-Sucateiro da banda Apanhador Só.

Durante o workshops, serão abordados temas como a produção de seu próprio release e como trabalhar o material de divulgação nas redes sociais para que assim, o artista possa alcançar o seu público alvo. Além do material de comunicação as oficinas também irão abordar forma de realizar um evento (show) com sucesso de vendas, os tipos de profissionais e suas formas de atuação no mercado fonográfico, a criação de atividades e eventos coletivos, como obter sucesso em seu Crowdfunding e o formato banda-empresa.

Entre os palestrantes estão Duda Calvin (vocalista da banda Tequila baby), Rafael Hauck (Sócio e co-fundador do estúdio Audio Porto), Alexandre Kumpinski  (vocalista da banda Apanhador Só), a jornalista e crítica de artes cênicas Michele Rolim, o publicitário Eduardo Panozzo e o publicitário e produtor Tiago Souza.

Logos após, a banda Apanhador Só fará um show no qual tocará músicas de seus três álbuns com arranjos alternativos. Roda de bicicleta, conduíte, molho de chaves e outras sucatas: tudo vira instrumento acompanhando as vozes e o violão.

O evento é uma realização da No Palco, Sesc Canoas e TG Produções e conta com o apoio do Colegiado Setorial da Música de Canoas, Audio Porto, Navarro, Bandas Independentes Locais(BIL) e Artes e Delícias.

OBS: Os participantes do workshop tem acesso direto ao show, este que faz parte da programação da atividade. Além disso, a apresentação também será aberta ao público mediante a compra de ingressos.

Serviço:

Por Trás da Música – Compondo o seu negócio

Data: 05/08/2018

Horário dos workshops: 09h30 min ás 17h

Horário do show: 18h

Inscrições para o workshop: https://www.sympla.com.br/por-tras-da-musica—compondo-o-seu-negocio__291547

Investimento: R$ 60,00 (contempla os seis workshops e show)

Ingressos somente para o show: Sesc Canoas( Rua Guilherme Schell, 5340)

Mais informações: redacao@jornalnopalco.com.br – 99719-6011

Cronograma dos Workshops

  Atividade Palestrante
09h30min O formato Banda-Empresa Tiago R. Souza
10h00 A organização de Coletivos Mario Ferrolho
11h00 Como obter sucesso em

um Crowdfunding

Alexandre Kumpinski
12h Almoço  
13h As novas ferramentas e as

possibilidades de trabalho

 no mercado fonográfico

 

Rafael Hauck

 

14h Como realizar um

show com sucesso

Duda Calvin

 

15h Oficina de Release Michele Rolim
16 Oficina sobre Marketing Digital Eduardo Panozzo
17h30min Encerramento  
18h Show  Banda Apanhador Só

  Sobre os palestrantes e as oficinas:

Rafael Hauck –  As novas ferramentas e as possibilidades de trabalho no mercado fonográfico

Sócio idealizador e co-fundador do estúdio Audio Porto e da Fábrica do Futuro. Bacharel em produção de áudio pela SAE/Middlesex University de Londres e designer acústico, iniciou a carreira como co-compositor e guitarrista. Rafael vai falar sobre as novas ferramentas disponíveis para o mercado independente em produção e distribuição de conteúdo multimídia, além das diversas possibilidades de enquadramento profissional no mercado musical atual. Trabalhou na parte técnica com artistas como Luka, Armandinho, Reação em Cadeia, Yamandú Costa, Frank Solari, Nei Lisboa, Renato Borghetti, OSPA, Delicatessen, Frank Solari, Pedro Dom entre diversos outros e em shows de nomes de peso no cenário mundial, tais como Billy Paul, Lauryn Hill, Jamie Cullum, Ziggy Marley, NOFX, Easy Stars All Stars, Brazilian Day London (2009), e em turnês européias das bandas brasileiras Bruno e Marrone e Comunidade Nin Jitsu.Em 2016 masterizou as faixas principais do disco Derivacivilização, de Ian Ramil, ganhador do prêmio de melhor álbum de rock em português no Grammy Latino 2016.

Duda Calvin – Como realizar um show com sucesso

Músico, vocalista da Tequila Baby produtor na empresa TB Produções de Evento Ltda, Professor se História pela PUC-RS, escritor e pesquisador sobre a área de educação e cultura, professor de Atualidades no Impulso pré vestibular,  No meio musical desde 1990, vai fazer uma demonstração  de como se organizar shows em uma cidade como Canoas ( área onde vai acontecer o evento)  com  o material que tem em mãos, todas as possibilidades de se criar cases bem sucedidos de organização de eventos fazendo uma divulgação diária e bem diversificada com mídia virtual e física.

Michele Rolim – Oficina de Release

As redações recebem diariamente inúmeros releases, no entanto, grande parte desse conteúdo não conquista a atenção do jornalista e acaba sendo descartado. A oficina irá abordar desde o título que deve ser claro e objetivo até a escolha da foto que será enviada ao jornalista, sob uma perspectiva cultural e do próprio jornalista que recebe o release.
A oficina será ministrada pela jornalista, pesquisadora e crítica de artes cênicas Michele Rolim. Michele foi repórter setorista das artes cênicas no Jornal do Comércio, em Porto Alegre de 2008 a 2017. Participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da Prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival internacional Porto Alegre em Cena. É coeditora do site nacional Agora Crítica Teatral e também uma das idealizadoras do site Cênicas e do projeto Dossie Palcos Públicos de Porto Alegre. Vem participando de diversos festivais de artes cênicas no Brasil como crítica e debatedora. Por seu trabalho recebeu o Prêmio Açorianos de Dança (2015), categoria mídia, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre (2014), e Prêmio Ari de Jornalismo, categoria reportagem cultural, da Associação Rio-Grandense de Imprensa (2010, 2011, 2014).

Alexandre Kumpinski – Como obter sucesso em um Crowdfunding

Um cantor e compositor portoalegrense. Reconhecido pelo seu trabalho à frente da banda Apanhador Só, foi indicado duas vezes ao Prêmio Açorianos de Música nas categorias de Melhor Intéprete e Melhor Compositor de MPB/Rock. Suas músicas transitam entre temas cotidianos, filosóficos e políticos, sendo muitas vezes apontadas como uma das vozes que ecoam os questionamentos e anseios de sua geração.

Sua oficina tratará sobre financiamento coletivo (crowdfunding): uma emancipadora e criativa ferramenta de viabilização de projetos independentes.

Eduardo Panozzo – Oficina sobre Marketing Digital

Eduardo é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e mistura sua bagagem em comunicação com a experiência adquirida em anos atuando no mercado musical para criar conteúdo de e sobre música.

Músico na banda Catavento  e co-criador do selo *Honey Bomb Records já trabalhou com diversas bandas criando conteúdo e gerenciando suas redes. Hoje ajuda marcas a produzir conteúdo sobre música, além de se dedicar ao seu projeto *Buzz Music Content , que  é uma plataforma de conteúdo sobre o corre de fazer música, cujo objetivo é registrar o impacto e a cultura ao redor da música independente feita hoje no Brasil, buscando formas de torná-la ainda maior. Nesse caminho, a Buzz ajuda marcas e outros agentes que também queiram falar de música a criar conteúdos verdadeiros e relevantes.

Release do painel: Redes Sociais Para Artistas: Do Contexto À Prática

A internet abriu espaço para que muitos artistas conseguissem lançar uma infinidade de novas músicas pro mundo nos últimos anos: algo inédito na história do mercado musical. Porém, se a liberdade aumentou, a concorrência por atenção também.

Por isso é tão importante entender como se comunicar nesse mar de informações e lançamentos diários. E quando a gente fala sobre se comunicar na internet o que vem na cabeça? Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Whatsapp. Medium? e-mail? As opções crescem e mudam a cada dia. Entender bem o funcionamento das redes sociais é imprescindível, sim, mas também é preciso dar um passo atrás e o contexto em que estamos inseridos e fazendo música hoje em dia. É preciso entender de conteúdo.

Nesse painel vamos falar um pouco sobre o contexto em que vivemos atualmente e sobre cada rede abordando:

– conteúdo nativo

– estratégias de lançamento

– campanhas x conversa contínua

– definição de público alvo

– anúncios

Mario Ferrolho – A organização de Coletivos

Músico-compositor, ator, produtor cultural, “artivista”, diretor musical, MC de campeonato de Karatê Kyokushin e outros talentos inúteis. Assim se descreve Mário Ferrolho que é o responsável pela parte musical do Grupo TIA de teatro, Assistente de Produção do FESTIA Festival Internacional de Teatro em Canoas –  que em 2018 vai para a 8 Edição. Guitarrista nas bandas Ferrolho,  Doze Doses e Balde de Sangue, vocalista na banda Cão Vermelho, além de participar mais tantos outros projetos musicais ainda consegue encontrar tempo para ser o atual Coordenador do Colegiado Setorial da Música de Canoas, entidade com intuito de intermediar o diálogo entre os músicos locais e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Canoas, que dá direito a uma cadeira no Conselho Municipal de Políticas Culturais, no qual Mário está na posição de Vice-presidente. Proprietário da Ferrolho Produções onde representa formalmente artistas que ainda não tem sua pessoa jurídica constituída. Membro e atual presidente em exercício do Coletivo e Associação BIL (Bandas Independentes Locais) que há 13 anos organiza shows e eventos com bandas autorais independentes na cidade e é sobre isso que ele vai falar: as dificuldades e vantagens do trabalho coletivo e as formas de financiamento da produção de eventos DIY (Do It Youtself – Faça Você Mesmo).

Tiago R. Souza – O formato Banda Empresa

Publicitário, formado em Gestão de Empreendimentos Criativos pelo MinC/Senac-DF e Gestão em Carreira Musical na Perestroika – Escola de Atividades Criativas. Produziu em 2010 o primeiro TEDxPorto Alegre, e foi Diretor de Marketing do Manara Bar e Produtor de estrada de diversas bandas no Rio Grande do Sul. Construiu bases de autogestão de carreira com o bandolinista Rafael Ferrari, Grupo Di Brincadeira, Constelação e Juninho PC e como Consultor Artístico co-criou projetos com a New School Dreams, Hatchi, Kombi CRMK. Ajudou a construir diversos projetos importantes, como o bloco de carnaval de rua mais ordinário do Brasil, “Os Filhos do Cumpadi Washington” e os eventos formativos “Por Trás da Dança” e “Por Trás da Música”. É Diretor de Produção na CoFilms, onde produziu o DVD “A Grande Festa Gaúcha de Elton Saldanha” e o videoclipe “Voz do Morro” da Banda Saldanha. É sócio-fundador da Reticências Escola e Cia de Dança, sendo diretor de produção do espetáculo “Retirantes: Somos Todos Severinos”, que em 2016 o ajudou a ser indicado ao Prêmio Açorianos de Dança como Melhor Produção. Atualmente é responsável pelo espetáculo  “O Negro” do Projeto Social MuDança de Veranópolis, e  da Gestão Artística da carreira do Grupo Bem a Vontade de Canoas e Diretor de Eventos da América Sul Off Road, empresa organizadora do Campeonato Gaúcho de Rally 4×4.