Primeiro aniversário do Projeto Desconcerto

Quando: 18:00 10/09/2016
Onde: Rua General Lima e Silva, 240 - Cidade Baixa - RS, Brazil
Quanto: Valores a serem divulgados


Que tal ouvir música de concerto no ambiente informal de um bar? Há um ano, essa tem sido a proposta do Desconcerto, que mensalmente transporta essa tradição das salas de concerto ao Parangolé (Lima e Silva, 240), na Cidade Baixa, em Porto Alegre. Para comemorar seu primeiro aniversário, o projeto realiza duas edições neste mês de setembro, a primeira delas com o Quinteto Porto Alegre, um das mais atuantes grupos de câmara do cenário cultural do Estado.

Atualmente formado por Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Tiago Linck (trompete), Nadabe Tomás (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba), o Quinteto Porto Alegre busca o mais elevado nível artístico, divulga obras de compositores nacionais e contribui para a difusão da música escrita originalmente para quinteto de metais. O repertório do grupo inclui obras originais da literatura para metais e transcrições, expandindo-se desde a renascença até as mais recentes criações do século XXI.

O projeto Desconcerto não cobra um valor fixo de couvert artístico, mas sugere uma contribuição espontânea, de R$ 5 a R$ 20, que remunera os músicos. Reservas pelo 3019-6898.

O PROJETO DESCONCERTO
O Desconcerto foi inspirado em projetos que têm levado essa tradição musical a bares e casas noturnas na Europa e nos Estados Unidos (como Classical Revolution e The Night Shift). Tomar um chope enquanto assiste ao recital? Pode. Aplaudir quando uma passagem causa entusiasmo ou entre os movimentos, e não só ao final da peça? Sinta-se à vontade.
O objetivo é justamente apresentar a música de concerto em um formato diferente do convencional, transgredindo códigos que conferem um ar sisudo a essa tradição e a afastam do público, e estimulando novas formas de performance e escuta.
Ao longo de seu primeiro ano de atividades, o projeto realizou doze edições, conquistando o reconhecimento da comunidade musical e cultivando seu público. Diferentes formações e repertórios da música de concerto foram levados ao bar Parangolé, na Cidade Baixa. Teve sexteto de percussões, quarteto de cordas, duo de violinos, violão solo e quarteto de cordas, interpretando um repertório que foi da música barroca às canções contemporâneas, passando pelas paisagens sonoras. Leia abaixo depoimentos de músicos que participaram do projeto:
“Energia muito legal. A gente fez música ‘séria’ sem compromisso.” Lucas Duarte, violoncelista
“Enquanto a gente tocava, a gente sentiu uma liberdade, uma intimidade entre os músicos e a plateia que não se vê mais na sala de concerto. Eu senti uma volta da natureza da música que a gente estava tocando. Eu acho que esse projeto é realmente uma coisa imprescindível do século XXI.” Timothy Jones, violinista
“Essa cidade tem tesouros inacreditáveis, e um deles é o projeto Desconcerto. Esse projeto é inovador, e está contribuindo muito para divulgar uma música que até então ficava restrita aos teatros.” Catarina Domenici, pianista