Demétrio Xavier apresenta o recital “Quarteada Agua Escondida” neste sábado (29)

O músico e radialista Demétrio Xavier realiza neste sábado, dia 29, a partir das 19h30, a “Quarteada Agua Escondida”, um recital beneficente que tem como objetivo arrecadar fundos para a Casa Museu Atahualpa Yupanqui, localizada no Sitio Agua Escondida, em Cerro Colorado. O programa será transmitido nas páginas do No Palco (Facebook e YouTube).

O sitio Agua Escondida tem cumprido uma função fundamental em termos de cultura do nosso sul da terra. É nossa função fazer com que isso continue sendo assim, com nossa ajuda orgânica” – diz Demétrio.

Demétrio tocará a obra do compositor, cantor, violonista e escritor argentino Atahualpa Yupanqui (1908 – 1992), um dos mais importantes criadores de música popular daquele país. Suas composições foram cantadas por reconhecidos intérpretes, como Mercedes Sosa, Alfredo Zitarrosa, Víctor Jara, Dércio Marques, Ángel Parra, Marie Laforêt e Elis Regina entre outros, continuando a fazer parte do repertório de vários artistas na Argentina e em diferentes partes do mundo.

As doações podem ser feitas no site Abacashi (abacashi.com/p/recitalquarteadaaguaescondida). O valor arrecado será inteiramente destinado à Casa Museu.

SOBRE ATAHUALPA YUPANQUI

Atahualpa Yupanqui foi um dos mais importantes criadores de música popular de linha folclórica da Argentina. Durante 57 anos de carreira, compôs canções antológicas e conhecidas no mundo inteiro, como “Camino del Indio” e “Los Hermanos”. 

Além de grandes hinos, a carreira de Yupanqui foi também marcada por livros importantes, como ‘La Capataza’, ‘Piedra sola’, ‘El canto del Viento’, entre outros.

Yupanqui faleceu em 1992, aos 84 anos. Seus restos mortais foram enterrados em Cerro Colorado, na Província de Córdoba, na casa na montanha que foi seu refúgio por décadas.

SOBRE A CASA MUSEU ATAHUALPA YUPANQUI

Conforme a página da Fundação Atahualpa Yupanqui, Agua Escondida é um lugar que “se destina a contar histórias, a história do homem do campo, seu entorno, suas paisagens, suas relações com a Terra e as paixões de sua gente (…) A coleção de objetos pertencentes a Atahualpa se mescla com trabalhos e projetos de artistas inspirados em nossa cultura, artesãos e populações que cultivam artes e técnicas tradicionais.”

Conheça mais sobre o local em www.fundacionyupanqui.com.ar.