Dessa Ferreira lança clipe em 25 de julho Dia da Mulher Negra

Foto Luis Ferreirah

No próximo dia 25 de julhosábadoDessa Ferreira, produtora musical e artista atuante nos palcos da Capital, estará lançando o videoclipe intitulado “Pulso“, uma das faixas que integram o seu primeiro trabalho solo, em fase de produção e com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2020. A data, não escolhida ao acaso, é, também, o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Beguela. O lançamento ocorre às 12h nas redes sociais da artista e no canal do youtube (confira no “Serviço”). Às 22h do mesmo dia, ela realiza uma live que será transmitida pelos suas redes sociais e youtube.

A música “Pulso” nasce em meio a tentativas frustrantes de buscar informações sobre as origens da sua família. Filha de piauienses, nascida no Distrito Federal, Dessa Ferreira, encontra na música, na cultura e nas artes, de forma geral, possibilidades de reconstrução do seu passado, confiando e se reconectando com a sua ancestralidade indígena e africana.

“Pulso” fala sobre silenciamentos e provoca a reflexão sobre si, sobre a importância de se conhecer, se ver, sobre ouvir, sentir e seguir o pulsar do coração. “Em vida, o coração pulsa e esse pulso é a própria ancestralidade se comunicando contigo”, expressa Dessa Ferreira.

Com direção e roteiro de Kaya Rodrigues e coo-direção de Luis Ferreirah, o clipe se propõe ao encontro de mulheres e sua ancestralidade. Um ritual é invocado, uma busca pela natureza, pelo sorriso e pela troca. Há, na conversa entre as imagens e a música, uma reflexão acerca das imposições socioculturais e a busca pela própria verdade.

“Pulso” fala sobre a potência do aquilombamento de mulheres negras que, por meio do espelhamento, se nutrem, se enxergam e, juntas, buscam formas de se fortalecerem e construir novas possibilidades de futuro em conexão com a ancestralidade”. “O clipe nos provoca a pensar o quanto essas histórias estão permeadas entre diversas mulheres negras que partilham de vivências semelhantes, de apagamentos e de redescobertas”, comenta Dessa Ferreira.

“Eu conheci a Dessa em 2014 e, desde que eu a prestigiei no palco com as Três Marias, fiquei muito impactada com a musicalidade que ela produzia e, também, com o respeito que ela tinha e tem aos mestres e mestras da cultura popular”, conta Kaya Rodrigues. “Tentei buscar, ou melhor, contemplar na tela, muito do que ela já traz no palco, que é esse respeito à raiz ancestral e também toda beleza deste universo”, explica a diretora e roteirista.

No clipe, buscou-se resgatar a trajetória da compositora que, educada em bases cristã, embarca numa descoberta de sua origem afro-indígena. “Conversamos bastante para entender o fio condutor deste roteiro e dentro deste diálogo ela trouxe a trajetória pessoal, falando muito da família e deste resgate da cultura africana, afro-indígena, mas que ainda era muito velada por causa da educação cristã. No roteiro, trabalharmos isso, sobre este resgate ainda reverenciando a trajetória que ela fez, mostrando a beleza da espiritualidade e terminando dentro da natureza”.

Nesse projeto, Kaya Rodrigues teve a oportunidade de estreitar laços com o fotógrafo e produtor audiovisual Luís Ferreira, que coodirige o clipe. “É uma pessoa que me tira da zona de conforto”, destaca. “É muito bom trabalhar e pensar junto dele, pois é uma pessoa ativa, parceira e que não tem tempo ruim”, enfatiza. Luis Ferreira comenta o desenvolvimento do trabalho: “Normalmente, fazemos parte de um processo com o artista em que a gente constrói um pouco do que ele é, ou de como ele vai se apresentar a partir da imagem. Com a Dessa foi diferente. Simplesmente tivemos de registrar quem ela é; não teve necessidade de criar esse personagem, porque o personagem não existe, ela é a verdade dela, é a arte e o pulsar. Ela, por si só, é a totalidade, assim, facilitando bastante a fluidez do trabalho, o que me deixa muito feliz”, revela Ferreirah.

Sobre Dessa Ferreira

Dessa Ferreira é bacharel em música popular pelo Instituto de Artes da UFRGS, produtora musical brasiliense, filha de piauienses e reside desde 2014 em Porto Alegre. Atualmente, é liderança do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco do Fundo Baobá com o projeto Mulheres Negras e Tecnologia: Produção Musical Enegrecida. Dessa Ferreira é uma das fundadoras e compositoras do grupo Três Marias, idealizadora do núcleo de vivência em percussão – Ngoma e do Coletivo Pretambor. Integra o Coletivo Nimba e Atinuké. Também toca nos trabalhos autorais de Dona Conceição, Thiago Ramil e nos grupos Sankofa Drums e Oseetura. Em 2020 está lançando seu trabalho solo autoral intitulado Pulso, palavra que trás muitos significados relacionadas a sua trajetória. Além do seu primeiro álbum autoral, que está em processo de gravação, este ano estará lançando o primeiro CD do grupo Três Marias, Não Se Cala.

SERVIÇO:

Lançamento do clipe “PULSO”, de Dessa Ferreira

Dia 25 de julho de 2020, sábado, às 12h. Live às 22h pelas redes sociais da artista e canal do youtube.

Por: Silvia Abreu