Porto Alegre enfrenta indefinição de locais para shows de grande porte

Foto: Tony Capellão (Arquivo No Palco)

Os shows de ‘grande porte’ em Porto Alegre enfrentam um novo problema além da pandemia de COVID-19: a incerteza sobre a disponibilidade dos dois maiores estádios da cidade, Arena e Beira Rio, em razão da falta de definição no calendário esportivo.

O primeiro exemplo disso ocorreu na última semana, quando a troca de local do show do Metallica, adiado para 14 de dezembro, gerou polêmica. A apresentação aconteceria na Arena, mas foi transferida para o Estacionamento da FIERGS, o que culminou em muitas críticas por conta da estrutura e [falta de] acústica deste espaço.

Outro exemplo diz respeito ao show do KISS, adiado para 19 de novembro e igualmente previsto para acontecer na Arena. Segundo Lucas Giacomolli, vice-presidente da Opus Entretenimento, a ideia é que não haja alteração:

Pretendemos [manter na Arena], mas depende hoje do calendário do futebol que ainda não foi divulgado. Enquanto não sair essa definição, a gente não consegue definir o lugar. Mas, hoje, ainda não estamos procurando outros locais, vamos esperar a definição e nossa prioridade é manter no mesmo local.

Lucas diz que não desconsidera pesquisar outro local, para que Porto Alegre continue na rota da turnê do KISS:

A gente não descarta nenhum local [para o show do KISS]. Estamos realmente aguardando a definição do calendário da CBF, porque os estádios são nossas prioridades. Seria mais fácil confirmar outro local, que não depende do calendário, e já dar um retorno para o público. Mas a gente quer esperar o máximo, já que nesse momento não teria venda de ingressos por conta da situação, então preferimos fazer as coisas com calma para tentar manter o conforto do local e os setores.

Mais um evento que sofre com essa situação é o Buteco do Gusttavo Lima, que teria sido realizado em 28 de março no Estádio Beira Rio. Victor Cramer, um dos responsáveis pela sua produção, diz que a prioridade dos clubes é o futebol e, enquanto não houver uma definição no calendário, a nova data fica “amarrada”.

Em nota enviada através de sua assessoria de imprensa, a Arena pontua que também aguarda pelas decisões das entidades organizadoras (FGF, CBF e Conmebol), para então seguir os novos prazos das competições. Questionada sobre um possível conflito de data entre show e jogo de futebol, a nota afirma que “a Arena trabalhará fortemente para equalizar todas as datas, de forma a garantir a realização de todas as agendas.”

Procurada pela reportagem, a Live Nation Brasil (produtora do Metallica) disse, através de sua assessoria de imprensa, que não vai se manifestar sobre o assunto. Já a FIERGS comunicou que não tem autorização para comentar esses aspectos de conteúdo ou negociais.

Autor: Paulo Corrêa / Revisão: Aline Fogaça