Cine Iberê faz sessão comentada do documentário sobre Tunga com o diretor Miguel de Almeida

Foto Daniela Paoliello

No próximo domingo (13), Cine Iberê realiza sessão comentada de Tunga, o esquecimento das paixões, com o diretor do documentário, Miguel de Almeida. Pernambucano radicado no Rio de Janeiro, Tunga (1952- 12016) foi o primeiro artista contemporâneo do mundo a ter uma obra no Louvre, em Paris. Sua obra é barroca, carregada de simbolismos e potência física, interessada em criar novas relações entre imagens recorrentes em 40 anos de trajetória: ossos, crânios, tranças, dedais, agulhas e bengalas gigantes, redes, dentes, recipientes de vidro, líquidos viscosos. Ele integrou a exposição coletiva A infinita história das coisas ou o fim da tragédia do um, com curadoria da artista brasileira Sofia Borges, na Bienal de São Paulo de 2018.

A atuação poética e política de seu pai, o poeta e jornalista Gerardo de Mello Mourão, e a trajetória de criação e investigação do artista de diversas matizes criativas são os principais eixos narrativos do filme, que traz à luz as relações políticas com a arte a partir da década de 70. O documentário é uma produção da Plateau Produções, com distribuição da Cup Filmes e conta com a participação de Miguel Rio Branco, Paulo Sergio Duarte, Cildo Meireles, Bernardo Paz, Murilo Salles, Fernando Sant’Anna, Arthur Omar, Cosmo Tomé da Silva, Leonardo, Gomes Guimarães e Zé Mario Pereira.

Tunga, o esquecimento das paixões é o segundo longa-metragem do jornalista, escritor, editor e documentarista Miguel de Almeida. Antes, realizou Não estávamos ali para fazer amigos (2015). Diretor artístico e apresentador das séries Sala de Cinema e Contraplano, do SESC TV, como jornalista atuou, entre outros, nos jornais Folha de São Paulo e O Globo. É autor de livros, como Primavera nos dentes – história dos Secos e Molhados, Trilha nos Trópicos, Blue Paixão, Flávio Shiró, Maria Bonomi, Emanoel Araújo e Thomie Otake. Atualmente é diretor da Editora Lazuli.

O filme integra o programa de cinema em diálogo com a exposição Itinerâncias da 33ª Bienal de São Paulo – Porto Alegre, e tem a curadoria de Marta Biavaschi.

Serviço:
Exibição do documentário Tunga, o esquecimento das paixões
Miguel de Almeida, 73min, 2019, Brasil
Sessão comentada com Miguel de Almeida
Quando: 
13 de outubro | Domingo | 16h
Local: Auditório da Fundação Iberê
Entrada franca

Por: Roberta Amaral