Dia das Crianças tem teatro de graça para a criançada na Fundação Iberê Camargo

Foto: Renato Mangolin

Há 20 anos, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias cria e utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas. Referência internacional na pesquisa entre oralidade e artes plásticas, intersecções entre texto e têxtil, e manifestações plásticas que os povos criam como cenários para suas narrativas, o grupo já se apresentou e ministrou oficinas no Brasil, Austrália, Espanha, Portugal, México, Argentina, Chile, Nicarágua, Paraguai, Peru, Bolívia e Benin. Coordenado por Warley Goulart, o grupo produz espetáculos, sessões de histórias, oficinas de formação de contadores, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro.

Para o Iberê Camargo, nos dias 12 e 13 de outubro próximo, eles irão apresentar duas peças infanto-juvenis  diferentes, resultado da costura de tantos cenários nos últimos 20 anos. A entrada é franca, mediante prévia inscrição no local.

12 Out, sábado às 15h – Palavras Andantes
Belos painéis e livros de pano criados no Brasil e Peru – repletos de detalhes, bolsos e surpresas – servem de cenário a fábulas e contos fantásticos da América do Sul e África, com direito a espelho mágico, agulha mágica, buscas pelo Sol e animais da Cordilheira dos Andes. São narrados um conto africano e três americanos (Brasil, Argentina e Peru). Duração: 50 minutos.

13 Out, domingo às 15h – Na Fazenda da Minha Avó
Tapetes artesanais representam belos contos do Brasil e do mundo que traduzem de maneira singela e divertida a vida no campo e a relação da criança com a natureza. São narrados dois contos africanos, um brasileiro e um francês. Duração: 50 minutos.

Por: Silvia Abreu