Livro sobre Xadalu revela arte urbana de Porto Alegre

No dia 11 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA , às 19H , n a CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA , acontece o lançamento do livro XADALU – MOVIMENTO URBANO , que contextualiza a obra DE DIONE MARTINS , um dos mais importantes artistas contemporâneos do Rio Grande do Sul, e cuja produção é bastante reconhecida na cena urbana local. Na ocasião, o artista vai realizar uma CONVERSA COM O PÚBLICO sobre seu processo criativo.

Em edição trilíngue – PORTUGUÊS, INGLÊS E GUARANI – o livro aborda os dois grandes temas da trajetória do artista: a arte urbana e a arte por causa, representados, principalmente, pelo famoso personagem do indiozinho XADALU , que estampa adesivos e cartazes espalhados nas grandes metrópoles e em mais de 60 países pelo mundo.

Desde o surgimento do indiozinho, em 2004, Dione adotou Xadalu como seu nome artístico e faz parte do cenário mundial da arte urbana contemporânea, realizando exposições e integrando acervos de museus e festivais. Por meio de seus _ stickers _ (adesivos), cartazes e fotografias, Xadalu repovoa os grandes centros urbanoscom sua arte que denuncia, informa e conscientiza o público para as questões da causa indígena, d a arte de rua e d a organização do espaço urbano .

Foi ideia do próprio artista tornar o livro acessível na língua Guarani. Em seu texto no livro, Xadalu confessa: “Em cada aldeia por onde passo tento deixar um pedaço de meu coração. E no lugar desse vazio trago os amores e dores de uma cultura linda e sofrida, quase destruída, mas ainda resistente e persistente. Me sinto como o jabuti, o mensageiro que leva e traz a informação”.

Além do depoimento de Dione, o livro traz textos de VITOR MESQUITA , FRANCISCO DALCOL , ANDRÉ VENZON , PATRÍCIA FERREIRA e ADAUANY ZIMOVSKI , que apresenta as séries de obras mais relevantes da carreira do artista. Os PRIMEIROS TRABALHOS mostram uma variedade de técnicas e já anunciam a expressividade e variedade de seu repertório visual. Destes, surgem os STICKERS (adesivos), e é através da linguagem da STICKER ART que Xadalu monta uma rede de trocas e intercâmbios (pelo correio e internet) com artistas e colaboradores, que ajudam a espalhar sua obras pelas cidades do mundo. A série de colagens e pinturas ELEMENTOS URBANOS é resultado de uma vivência urbana intensa, aliada a um olhar sensível para as particularidades da vida nas ruas. A série ÁREA INDÍGENA – cartazes e adesivos em forma de placas de sinalização, instalados nos espaços da zona central de Porto Alegre – denuncia o choque cultural entre índios e brancos. A presença indígena no centro da cidade desdobrou-se na série SERES INVISÍVEIS – fotografias impressas em grande formato, coladas repetidamente em pontos estratégicos da Capital Gaúcha -, ampliando o debate sobre marginalização, preconceito e a invisibilidade indígena. Por fim, a série FAUNA GUARANI – pinturas em tons neon sobre papel, que representam os animais sagrados da cultura guarani e reconhecidos no artesanato em madeira produzidos pelos índios – alerta sobre os problemas sociais que afetam ascomunidades indígenas e a natureza como um todo.

O livro reproduz também a transcrição de uma conversa entre Xadalu e TONIOLO , artista pioneiro na arte urbana contemporânea de Porto Alegre, amigo e influente na carreira de Dione. A conversa é mediada pela produtora cultural CARLA JONER , DIRETORA GERAL DO PROJETO .

Além de textos e imagens, a publicação traz um caderno pedagógico destinado ao público infanto-juvenil. Com a colaboração de PATRÍCIA FERREIRA (KEREXU ) – morador a da Aldeia Mbya-Guarani Koenju (São Miguel das Missões/RS) e integrante do projeto “Vídeo nas Aldeias” – o caderno traz, além de páginas para colorir, o conceito de espacialidade, lugar, paisagem e sonho na perspectiva Guarani, propondo exercícios reflexivos a partir desses termos.

O caderno pedagógico será usado nas disciplinas de Educação Artística das ESCOLAS DE QUATRO COMUNIDADES INDÍGENAS DO RIO GRANDE DO SUL – ALDEIA KOENJU ( São  Miguel das Missões ), ALDEIA PINDÓ MIRIM ( Itapuã , município de Viamão ), ALDEIA NHUNDY (Águas Claras, no município de Viamão ) e ALDEIA PINDÓ POTY ( bairro Lami, município de Porto Alegre ) -, que receberão, ainda, a DOAÇÃO DE 40% DA TIRAGEM DOS LIVROS . Essas aldeias terão permissão para vendê-los, possibilitando um incremento na geração de renda dessas comunidades .

Dessa forma, o livro possibilita o resgate e uma nova concepção sobre a arte e a cultura indígena, vistas de forma atual e desmistificada, tal qual a própria obra de Xadalu. A publicação também contribui para o entendimento do cenário artístico e histórico da arte urbana da cidade de Porto Alegre e promove, de forma inovadora e contemporânea, o resgate e a conscientização da cultura e arte indígena do Rio Grande do Sul através da arte, da educação e da informação .

O projeto é realizado pela JONER PRODUÇÕES com financiamento do PRÓ-CULTURA-RS / FAC / Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da GRÁFICA COAN . CARLA JONER , diretora geral do projeto, afirma que sua empresa tem orgulho em realizar um projeto que já nasce com a responsabilidade de contribuir para o entendimento do cenário artístico e histórico da arte urbana da cidade de Porto Alegre: “Quando fui procurada pelo artista para inscrever o projeto no edital do FAC/RS, aceitei de pronto esta parceria porque acredito que as realizações profissionais devem corresponder sempre aos nossos ideais. Xadalu está em pleno voo criativo , povoando ideias mobilizadoras em nossa urbe, instigando cotidianamente as pessoas a pensarem nas questões indígenas contemporâneas”, diz Carla.

Além da publicação, um APLICATIVO com recurso de Realidade Aumentada está sendo desenvolvido para o projeto. Por meio de cartazes e adesivos colados em diversos pontos de Porto Alegre, os transeuntes po derão acessar um conteúdo virtual relacionado ao projeto e às redes sociais, usando smartphones ou tablets.

O livro estará disponível para download gratuito no site do artista (www.xadalu.com)

SERVIÇO

Lançamento do livro XADALU – MOVIMENTO U RBANO e conversa com o artista 140 páginas.

Valor: R$ 50,00. Tiragem: 1000 exemplares

DIA 11 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA, ÀS 19H , no mezanino da CASA DE CULTURA MARIOQUINTANA(      Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS). ENTRADA FRANCA