Porto Alegre em Cena começa nesta terça-feira

Mais de 35 espetáculos de teatro, dança e música, em 13 espaços da Capital (de locais convencionais a bares e também ao ar livre) vão alimentar a cultura de Porto Alegre neste ano. A 23ª edição do Porto Alegre Em Cena deve aproximar dos palcos cerca de 22 mil espectadores entre os dias 13 e 26 de setembro.

bit

Vem da França uma das principais atrações, com uma proposta bastante contemporânea. BiT (referência direta à música eletrônica), de Maguy Marin, estreia sua turnê brasileira na cidade. Considerado pela crítica internacional como uma verdadeira e emocionante obra de arte, a montagem reúne coreografias pulsantes e cheias de significados de um mundo hiperconectado.

A dança, por sinal, é uma das grandes contempladas com espaço na grade de atrações. Do Rio, virá, por exemplo, Alex Neoral e a Focus Cia de Dança, que, além de três apresentações de Saudade de mim, também fará um workshop de técnicas cênico-corporais durante o evento, com inscrições gratuitas. O aprimoramento profissional que vem agregado ao festival é outro destaque. Serão em torno de 20 atividades paralelas, oficinas e workshops, com capacidade para receber próximo de 800 pessoas.

“O evento reverbera além do que é mostrado ao público, vai além dele mesmo. Pela qualidade e continuidade do trabalho, o que é fundamental, ajudamos a desenvolver um mercado de trabalho amplo, formado não apenas por atores, mas por cenotécnicos, iluminação, produção e outros. Hoje, muitas peças de fora, que desembarcam em Porto Alegre ao logo do ano, sequer trazem suas equipes. Contrata boa parte aqui mesmo pelo nível de exigência e qualidade que alcançamos”, explica Vika Schabbach, uma das coordenadoras do evento e responsável pelas atividades paralelas do festival.

Com reforço do foco em grupos e coletivos teatrais neste ano, o evento trará à Capital, além das peças, a história e a experiência de companhias como Grupo Galpão, Armazém Cia. De Teatro, Grupo Sobrevento e Magiluth, entre outros. O filtro de montagens de alta qualidade local e nacional reforça a importância histórica do Em Cena. Além de dez encenações de grupos da Capital, que disputam o Prêmio Braskem, escolhidas entre mais de 70 candidatas, nomes importantes do teatro nacional desembarcarão no estado ao longo de duas semanas.

Um exemplo é Matheus Nachtergaele (Processo de Conscerto do Desejo), interpretando textos de sua mãe, Cecília, que morreu quando o ator tinha apenas três meses. Dan Stulbach (Morte Acidental de um Anarquista) e Debora Bloch (Os Realistas) também estão entre os nomes com espetáculos na cidade.

Entre as muitas curiosidades, montagens como As Palavras da Chuva, que aborda o drama de um casal em três versões: heterossexual, homossexual masculino e homossexual feminino. Igualmente diferenciada é a apresentação Nós, na qual um grupo de amigos se reúne para uma última refeição conjunta, uma grande sopa, que é realmente preparada ao longo da peça, em tempo real, em pleno palco do Theatro São Pedro.

“Num momento tão delicado que estamos vivendo, é um milagre realizar um festival desse porte e se manter na programação dos eventos de artes cênicas do país. Por isso, voltamos o olhar para as companhias de teatro e dança que há anos batalham em para manter seus grupos com sede, desenvolvendo pesquisas e criando obras. Juntos, entre apresentações, workshops, ponto de encontro, restaurantes parceiros e ao longo de toda cidade, artistas de diferentes partes encontram com artistas gaúchos e com nosso público numa troca especial e importante de culturas: o desenvolvimento das artes no país, qualificação de nossos artistas e formação de público que um festival como o Em Cena proporciona”, avalia Fernando Zugno, diretor de produção e programação do festival.

Nesta edição, a madrinha do evento é Inês Marocco, diretora de espetáculos, pedagoga e pesquisadora gaúcha. Na coleção Gaúchos Em Cena, Zeca Kiechaloski escreve sobre Luiz Paulo Vasconcellos.

O Porto Alegre em Cena é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O festival é apresentado e patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Porto Alegre, Petrobras e Braskem. Completam o time de patrocinadores Itaú, Panvel, Myticket e Timac Agro. O apoio cultural é de Fiergs e Sesi.

 

Por: Agência Cigana