Teatro Novo DC realiza oficinas para crianças em fevereiro

Em dois encontros, dias 11 e 12, a Sala Carmen Silva terá programação com atividades lúdicas de teatro de bonecos, mágica e narração de histórias

Crianças interessadas em estudar teatro poderão concretizar seu sonho e ampliar suas habilidades artísticas e culturais. A Oficina de Verão, da Cia Teatro Novo, irá realizar nos dias 11 e 12 de fevereiro, na Sala Carmen Silva do Teatro Novo DC (Rua Frederico Mentz, 1561 D, Bairro Navegantes), um workshop dividido em três temas para a gurizada: Narração de Histórias, Mágica e Teatro de Bonecos.

Teatro Novo DC 1

As aulas serão ministradas por Rosane Castro, Lucio Alves e Anderson Gonçalves. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3374.7626.

Em duas tardes, as crianças serão os atores principais de momentos especiais, envolvidas em atividades lúdicas de teatro terão a chance de aumentar aptidões, o desenvolvimento cognitivo, a melhora da auto-estima e o relacionamento social. Confira a programação de cada oficina:

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS

A oficina de narração de histórias estimula a imaginação, a criatividade e incentiva à leitura literária, tudo feito de uma forma dinâmica, lúdica e prazerosa.

Atividades:

– Sessão de narração de histórias;

– Manipulação de bonecos;

– Brincadeiras corporais e sonoras;

Responsável pela oficina:

Rosane Castro – Escritora, arte-educadora e narradora de histórias. Formada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Trabalha em projetos culturais, sociais e pedagógicos em instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais, bem como em feiras, bienais e eventos culturais e literários na região metropolitana de Porto Alegre,interior do Estado e no Brasil.

MÁGICA

Certamente a mais poderosa dádiva existente na face da terra repousa na inocência de nossa infância: a imaginação. A mágica tem como objetivo incentivar a criatividade, o lado lúdico e poético da arte bem como elevar a auto-estima da platéia participante. Momentos de mistério e humor compõem a oficina que se destina a trabalhar com as habilidades sensoriais dos participantes.

 

Atividades:

– Mágicas com contação de histórias;

– Mágicas de Salão;

Responsável pela oficina:

Lucio Alves – É Especialista em Mágicas com contação de histórias, Mágicas de Salão, Grandes Ilusões e Close-up Magic. Apresenta-se regularmente em eventos Empresariais, de debutantes, Casamentos, Formaturas e Eventos Teatrais. Instrutor do Curso de Iniciação a Arte Mágica da AMAR – Categoria Salão e Palco. Presidente da AMAR – Associação dos Mágicos do RS de 2013 a 2015.

TEATRO DE BONECOS

O Boneco aprendiz – Uso do teatro de bonecos como ferramenta pedagógica (teórico-prática). Conteúdo: Exposição teórica sobre a origem do teatro de bonecos, contexto histórico e diferentes tipos de técnicas; utilização das diversas técnicas em sala de aula ou como recurso de contação de histórias; contextualização pedagógica, interdisciplinaridade transdisciplinaridade e inserção dentro das metodologias de ensino. O boneco como recurso poético/pedagógico; a fuga do didatismo na construção do lúdico. Etapas da construção de um boneco em sala de aula, desconstruindo mitos e rompendo paradigmas com os fantoches.

Atividades:

– Produzir um fantoche utilizando materiais diversos.

– Técnicas de manipulação

Responsável pela oficina:

Anderson Gonçalves – jovem ator bonequeiro com formação em pedagogia com habilitação para séries iniciais e educação infantil, atuou como professor por um período de sete anos, entre serviço sócio-educativo (SASE) e escolas privadas de educação infantil.

Teatro Novo

A Cia Teatro Novo foi fundada pelo diretor teatral Ronald Radde há 47 anos. E de lá pra cá, os espetáculos infantis – seu maior foco – atingem, a cada ano, uma média de 40 mil espectadores. Há 14 anos foi fundado o Teatro Novo DC – Sala Carmen Silva. Todos os anos passam para conferir espetáculos e prestigiar eventos cerca de 90 mil pessoas.

SERVIÇO:

Oficinas de Verão

Teatro Novo DC

Rua Frederico Mentz, 1.561 – Prédio D – Sala Carmen Silva – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

 

Por: Filipe Chagas