Exposição sobre o consumo na sociedade contemporânea

Quando: 10:00 24/09/2016
Onde: R. Cel. Bordini, 665 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, Brazil
Quanto: Evento com entrada gratuita


Etiquetas, notas fiscais, tíquetes de viagem servem de elemento para compor telas de Leonor Pinto Moura

O consumo nosso de cada dia é o tema da exposição que artista plástica Leonor Pinto Moura apresenta, a partir de 05 de setembro, na Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre. Intitulada Consumido, a individual reúne 11 telas de médio e grande formato, usando a técnica de colagem, pintura, caneta e acrílica sobre tela.
Leonor Pinto Moura se vale de suas lembranças para criar suas telas. Etiquetas, notas fiscais, tíquetes de viagem servem de elemento para compor suas telas, que recebem, previamente, uma camada monocromática de tinta acrílica. Aleatoriamente, estes elementos vão sendo colados sobre a tela, compondo um mosaico de grande força imagética. Aos poucos, está composição vai recebendo a intervenção da artista, que ora sobrepõe imagens, ora recorta, ora sublinha, ora pinta pequenos ícones com caneta hidrocor ou mesmo tinta acrílica. Aos poucos, uma nova imagem vai surgindo e entre um tíquete e uma nota fiscal, com o recurso de estêncil, vão surgindo pontos de interrogação e letras. Por último, ela fixa letras em EVA, formando palavras, sem sentido aparente. A obra de Leonor suscita mais perguntas que respostas.
O código de barra sempre exerceu um fascínio sobre Leonor, que vê neste ícone mais do que um simples apelo ao consumo. ‘As etiquetas têm uma grande carga afetiva. Podem chamar a atenção sobre o quanto consumimos, mas também podem evocar lembranças. Meu trabalho é feito de colagens, de recordações. Uma etiqueta pode remeter a um presente dado ou recebido; a uma lembrança de viagem.’

Sobre a artista
Leonor Pinto Moura nasceu em Uruguaiana-RS, mas mora em Porto Alegre desde pequena. É formada em Farmácia na PUCRS e atua na área em uma empresa de grande porte do varejo farmacêutico, no Grupo Dimed (Panvel Farmácias). Iniciou seus estudos na pintura no Atelier Galeria Estággio, em setembro de 2003, onde frequenta até hoje. Lá recebe a orientação da artista plástica Vera Wildner.
Vem participando de importantes coletivas na Capital gaúcha e no Interior do RS, desde 2005. Entre estas, destacam-se: Palimpsesto, na Galeria Mali Villas-Bôas, em São Paulo-SP e Narrativa Silenciosa, na Galeria Graffiti, em Uruguaiana-RS, ambas em 2009; Estággio 2010, na Galeria La Photo, em Porto Alegre-RS; Primavera, Verão, Outono, Inverno e Primavera, no Espaço Cultural Albano Hartz, Novo Hamburgo-RS, e da Coletiva Estággio, na Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre-RS, ambas em 2013; Mostra ALQUIMIA, na AZ Galeria, em Bagé-RS (2014); O tempo, o vento, o silêncio, na Gravura Galeria de Arte, em Porto Alegre-RS (2015). A atual exposição é a segunda individual da artista (a primeira foi em 2008, na Galeria Graffiti , em Uruguaiana-RS).

Segunda a Sexta-feira, das 9h às 19h, e Sábado das 10h às 13h