Rock In Rio: Racionais fazem show histórico e consagram a cena rap no festival

Foto: Marcos Serra Lima/g1

Com um cenário e uma produção de palco impecável, o Racionais fez sua estreia no palco do Rock In Rio, neste sábado (03). Mano Brown, KL Jay, Edi Rock e Ice Blue fizeram história no festival e consagram de vez a cena rap no evento.

Durante uma hora de show e com um público fiel, apesar da chuva, os Racionais enfileiraram clássicos de várias fases do grupo. O disco ‘Nada como um Dia após o Outro Dia’, que completa 20 anos em 2022, foi o que mais apareceu no repertório.

Após uma introdução curta e um discurso de Mano Brown, o Racionais surgiu no palco ‘saindo da porta’ de um metrô. “Eu Sou 157“, abriu a apresentação e foi seguida por “Capítulo 4, Versículo 3“. Na sequência vieram duas canções do disco mais recente do grupo, “Preto Zica” e “Cores & Valores“, além de “Mil Faces de Um Homem Leal (Marighella)“.

A performance de “Nego Drama“, foi um dos momentos mais importantes do show, quando o led no fundo do palco lembrou de pretos e pretas vítimas da violência do Estado e do crime organizado. Nomes como Mariele Franco, Moa do Katendê, Moïse Kabagambe, Agatha, Claudia. João Pedro, Luana foram lembrados durante a música.

Sem delongas, o Racionais logo emendou uma sequência de clássicos da sua discografia com “A Vida é Desafio“, “Vida Loka I” e “Da Ponte Pra Cá“. Depois, foi a vez de “Jesus Chorou” com seus versos cada vez mais importantes para história. Todas são cantadas de ponta a ponta pelo público.

That’s My Way“, canção da carreira solo de Edi Rock, e “Vida Loka II” encerraram a apresentação. A estreia do Racionais no Rock In Rio é uma reparação histórica, um dos maiores grupos da música brasileira precisa estar sempre em evidência. Vida longa ao rap nacional!