“Nação Preta do Sul” leva protagonismo negro às telas do Festival de Cinema de Gramado

Foto: Ireno Jardim

O filme faz parte da mostra de curtas gaúchos e concorre ao Prêmio Assembleia Legislativa. Será exibido no dia 14/08 (domingo), no Palácio dos Festivais com entrada franca e apresentado durante a semana, também pela TVE RS.
Por muito tempo, a historiografia oficial relativizou a presença do povo negro e até mesmo o processo de escravização no Rio Grande do Sul. Oriundo da minissérie “Nação Preta do Sul – pela valorização da cultura”, o curta, reúne os melhores momentos da obra que percorreu sete cidades do RS e foi buscar as influências e a importância da cultura negra para a construção e o desenvolvimento do Estado, na voz de mulheres e homens negros.
As influências da cultura negra no Rio Grande do Sul, a trajetória de luta, os registros, as conquistas e tudo que ainda falta ser feito, é contado a partir das entrevistas com essas pessoas, que conhecem, conduzem e transformam a história. Já presente na minissérie, sendo fiéis e contemplativos à proposta da arte, a história é contada também em versos que narram a diáspora do povo negro. As interpretações são acompanhadas de trilha sonora e representadas pelos atores Denizeli Cardoso e o já saudoso Sirmar Antunes, ambos concorrendo ao prêmio de melhor atriz e ator.   

As obras foram dirigidas por Gabriela Barenho e Nando Ramoz. Tem produção da produtora TV Nação Preta e co-produção da Antro de Criação. 
A minissérie pode ser vista pelo canal da TV Nação Preta através do link: https://youtube.com/playlist?list=PLABuv6dOii4iPsxrG4i4pjqu0SQr8xU–