ABBA lança seu novo álbum de estúdio, “Voyage”

O ABBA, um dos grupos pop de maior sucesso de todos os tempos, lançou o seu novo álbum de estúdio, “Voyage”, primeiro disco do grupo em quase 40 anos. Ouça abaixo.

“Voyage” é o primeiro álbum de estúdio do ABBA desde “The Visitors”, que foi lançado em 30 de novembro de 1981, alcançando Nº 1 no Reino Unido, Suécia e outros cinco países. O álbum foi um dos primeiros na história a ser impresso em formato CD. “Voyage” também vem quase cinco décadas após o álbum de estreia da banda “Ring Ring”, lançado em 1973.

Como em todos os álbuns de estúdio anteriores do ABBA, “Voyage” foi escrito e produzido por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, seus arranjos e letras foram complementados através dos vocais inconfundíveis e atemporais de Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. Grande parte da programação e mixagem foi feita por Benny, com o álbum apresentando também a Stockholm Concert Orchestra (Orquestra de Concertos de Estocolmo).

Juntamente com o novo disco, a banda anunciou a realização de um concerto revolucionário que reunirá os integrantes Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid se apresentando digitalmente, com uma banda ao vivo de 10 membros, em uma ‘arena ABBA’ construída especialmente no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres. Os shows acontecem a partir de 27 de maio de 2022 e 250 mil ingressos foram vendidos só nos primeiros três dias. No espetáculo as versões digitais do ABBA vão apresentar um repertório com alguns de seus maiores sucessos e as novas faixas, “I Still Have Faith in You” e “Don’t Shut Me Down”.

Na época do anúncio do lançamento do novo álbum e dos shows, a banda comentou:

Já faz um tempo desde que fizemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Fizemos uma pausa na primavera de 1982 e agora decidimos que estava na hora de acabar com isso. Dizem que é imprudente esperar mais de 40 anos entre os álbuns, por isso gravamos uma continuação de ‘The Visitors’. Para dizer a verdade, a principal inspiração para gravar novamente vem de nosso envolvimento na criação do concerto mais estranho e espetacular que você jamais poderia sonhar. Nós vamos ser capazes de nos sentarmos em uma plateia e vermos nossos ‘eus digitais’ executarem nossas músicas em um palco, numa uma arena construída sob medida em Londres na próxima primavera. Estranho e maravilhoso!”.