Projeto Literário Diálogos Contemporâneos reúne escritores consagrados em Porto Alegre

Livros costumam conversar com os leitores. Estabelecem uma relação dialética entre o conteúdo das páginas e a vida de quem as folheia. O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos busca reforçar ainda mais essa comunicação, trazendo importantes escritores contemporâneos para debates sobre temas pertinentes da atualidade. Em Porto Alegre, o evento ocorre no Theatro São Pedro durante o mês de novembro, com dois encontros semanais (mais informações no decorrer do release). O ciclo de conferências está sendo viabilizado por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta.

As atividades têm entrada gratuita e contemplam os cuidados necessários para evitar a continuidade da crise sanitária desencadeada pelo novo coronavírus — como disponibilidade de álcool em gel, exigência de uso de máscara e distanciamento.

“Nestes tempos que estamos vivendo no Brasil, investir na cultura e na promoção da literatura nacional é um ato de resistência. A literatura é, sem dúvida, um instrumento fundamental para a reflexão, formação e elaboração sobre nós mesmos e sobre o mundo em que estamos inseridos. O Projeto Diálogos Contemporâneos é um sopro de esperança para quem não teme a diversidade, a pluralidade, o pensamento crítico e aposta na capacidade criativa e tão humana de sonhar e ser cronista de seu tempo”, afirma Pimenta (PT/RS).

Cada debate reúne um convidado de projeção nacional e um mediador local falando sobre um tópico pré-definido. Confira datas, tema, convidados e mediadores de cada encontro, respectivamente:

3/11 (quarta-feira)Empatia e solidariedade: antídotos contra a banalização da maldade e do preconceito, com Elisa Lucinda e mediação de Ricardo Silvestrin.

4/11 (quinta-feira) Literatura, pestes, pandemias e distopias: ficção e realidade, com Ignácio de Loyola Brandão e mediação de Luiz Antonio de Assis Brasil.

9/11 (terça-feira) — Mundo digital e sociedade em rede: as mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação, com Xico Sá e mediação de Roger Lerina.

10/11 (quarta-feira)A literatura que vem da periferia, com Sérgio Vaz e mediação de José Falero.

16/11 (terça-feira) — Liberdade, melancolia e dor em um mundo em mutação, com Fabrício Carpinejar e mediação de Mário Corso.

17/11 (quarta-feira)Espiritualidade, metafísica e religiosidade no Brasil contemporâneo, com Renato Janine Ribeiro e mediação de Jane Tutikian.

23/11 (terça-feira) — O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens, com Mario Prata e mediação de Tabajara Ruas.

24/11  (quarta-feira)Cenários para um mundo pós-pandemia: O fim do século XX e o futuro que nos espera, com Tereza Cruvinel e mediação de Domício Grillo.

29/11 (segunda-feira) A construção da violência contra a mulher na sociedade brasileira, com Mary Del Priore e mediação de Gabriela Souza.

30/11 (terça-feira)Guerras culturais: corações e mentes em tempos de fake news, negacionismo e pós-verdade, com Fernando Morais e mediação de Laura Sito.

Durante todas as conferências será obrigatório o uso de máscara durante a permanência no evento. Os assentos terão distância de dois metros entre si, estando o público apto a ocupar 40% da capacidade total do Theatro São Pedro. Haverá álcool em gel disponível no hall de entrada, onde também será feita medição de temperatura para ingresso no local. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h nos dias de cada encontro, por ordem de chegada, e limitados a apenas um por pessoa.

Por: Homero Pivotto Jr.