OSPA homenageia Stravinsky sob a batuta de Priscila Bomfim

Foto: Karen Almond

No Brasil e no Exterior, as mulheres conquistam cada vez mais posições de destaque na música de concerto. Priscila Bomfim está na ponta desse movimento: foi a primeira mulher e diretora musical a reger óperas da temporada oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No próximo sábado, ela é a regente convidada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no concerto Stravinsky 50. Ao seu lado no palco, estarão as solistas do dia: a violinista Brigitta Calloni e a oboísta Viktoria Tatour. A apresentação começa às 17h, com público presencial limitado na Casa da OSPA e transmissão ao vivo pelo YouTube. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível (mais detalhes abaixo).

Priscila nasceu e iniciou seus estudos musicais em Portugal, onde venceu seu primeiro concurso, de piano, aos nove anos de idade. Hoje, com 46 anos, concilia a carreira de pianista com a regência. Também trabalha para que outras mulheres possam ter oportunidades no universo da música de concerto: é uma das fundadoras da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro e regente convidada da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga, formada por alunas da rede municipal de escolas do Rio de Janeiro, no programa Orquestra nas Escolas. 

Priscila é a primeira mulher a conduzir a OSPA nesta temporada, mas não será a única. Já no próximo sábado, a Casa da OSPA recebe a renomada maestra Ligia Amadio, que foi, inclusive, uma das referências de Priscila. “É importante, principalmente para o público jovem, ter a referência de uma mulher na regência. Eu tive a Ligia Amadio, que é uma grande líder e tem feito esse trabalho de valorização”, conta Priscila, que regerá a OSPA pela primeira vez. “Passamos por um período com poucas mulheres na regência orquestral. Agora sinto que há grandes movimentos internacionais dando destaque para maestras. Aqui no Brasil há uma geração de mulheres que têm buscado a regência e inevitavelmente vão assumir cargos de titular, assistente ou diretora artística e musical”, completa a regente. 

Priscila reforça a importância de ter ao seu lado duas mulheres como solistas: a violinista brasileira Brigitta Calloni e a oboísta russa Viktoria Tatour, ambas integrantes da OSPA. Elas interpretam “Concerto Duplo para Oboé e Violino”, de Johann Sebastian Bach. Brigitta assinala um traço interessante da peça: “O oboé e o violino têm um registro em comum, então eles são intercambiáveis em muitas situações… Este concerto que vamos tocar, por exemplo, também pode ser tocado com dois violinos. No segundo movimento, isso fica evidente porque os dois instrumentos tocam em diálogo, no mesmo registro, e as vozes ficam entrelaçadas”. 

O carro-chefe do concerto é “Pulcinella”, balé de Igor Stravinsky que será executado em versão suíte para orquestra (sem bailarinos), com oito movimentos e passagens instrumentais substituindo trechos cantados da obra original. Esta versão estreou em dezembro de 1922, com a Boston Symphony Orchestra regida por Pierre Monteux. Priscila observa que em 2021, ano em que se completam 50 anos da morte do gênio russo, esta obra não poderia faltar: “Sempre ouvia desde antes de sonhar em ser maestra e fazê-la agora é um sonho e um desafio”. “Pulcinella” é uma obra do período neoclássico do compositor e incorpora características rítmicas do classicismo.

“Árias e Danças Antigas, Suite nº 1”, de Ottorino Respighi, completa o programa. Assim como o balé de Stravinsky, esta obra do século XX remete à sonoridade de danças antigas. Respighi nutria grande interesse por peças italianas e francesas populares nos séculos XVI e XVII, que inspiram esse trabalho. 

Por: Imprensa OSPA