Mini Cine traz curtas-metragens sobre as movimentações humanas ao redor do globo

O projeto Mini Cine volta à programação virtual do Instituto Ling trazendo uma seleção de cinco curtas-metragens independentes, curados pela LORA, que abordam os fluxos migratórios mundiais. Alguns filmes apresentam diferentes histórias sobre as movimentações humanas ao redor do globo, enquanto outros provocam reflexões mais subjetivas sobre a nossa percepção de território e como nos relacionamos com ele.

Os filmes podem ser assistidos remotamente até o dia 9 de julho, a partir da inscrição gratuita no site www.institutoling.org.br, e serão debatidos em um bate-papo online realizado nesta sexta-feira, dia 25 de junho, às 19h, no canal do YouTube do Instituto Ling. O encontro virtual terá participação da curadora de cinema Manu Fetter e do professor, pesquisador e migrante Owen Vyravene, que saiu das Ilhas Maurício, na África, para rodar o mundo.

A seleção cinematográfica reúne duas animações: a suíça Bon Voyage, de Fabio Friedli, que mostra dezenas de emigrantes em um caminhão superlotado com o objetivo de chegar à Europa; e a britânica Towels, de Prawta Annez, que exemplifica como um território pode ser reivindicado de maneiras diferentes.

A curadoria segue com a produção brasileira O Mundo é redondo pra ninguém se esconder nos cantos, de Leandro Goddinho, que traz uma história real sobre a diáspora LGBTQIA+ no mundo; o documentário grego The Island of All Together, em que os cineastas Philip Brink e Marieke van der Velden convidaram turistas e refugiados para falarem uns aos outros sobre suas vidas; e termina com o curta Territory, de Eleanor Mortimer, que mostra a tentativa de expulsar macacos da rocha de Gibraltar.

Desde o início da pandemia, o Mini Cine tem selecionado curtas-metragens independentes nacionais e internacionais, agrupados a partir de diferentes temas, para que o público possa desfrutar em casa. A programação tem realização do Instituto Ling Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.

Sobre a LORA
Atuando como uma empresa de curadoria e experiência de cinema independente, a Lora busca promover o acesso a produções alternativas estrangeiras e nacionais, expondo diferentes histórias e temas a crítica e aprendizado através da expressão audiovisual. A proposta central é expandir a exibição cinematográfica para novos ambientes, ressignificando a experiência do espectador e apresentando uma nova perspectiva de imersão contextual pela janela da tela. Com mais de 25 exibições em ruas, museus, institutos culturais, galerias e escolas, a Lora alinha curadoria a experiência para transcender a percepção cinematográfica.

Sobre Owen Vyravene
Pós-graduado em Administração de Empresas pela faculdade de Anglia-Ruskin, no Reino Unido, e certificado em TOEFL e  FLE para o ensino do inglês e francês, Owen Vyravene atua como professor de inglês, francês e português e treinador corporativo há dez anos com alunos em 34 países. Depois de completar o ensino médio, se mudou para África do Sul aos 17 anos para estudar, tendo também trabalhado no mundo corporativo em Johanesburgo. Durante os seus seis anos lá, experimentou a vida de imigrante pela primeira vez, tanto como estudante como trabalhador expatriado. Depois de ter encontrado a sua atual esposa brasileira, viajou para o Brasil pela primeira vez em 2014 e resolveu se mudar definitivamente para o país em 2016 e conseguiu o tão desejado status de residente permanente em 2019. Ele se tornará cidadão brasileiro neste ano.


SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE – CINEMA
Mini Cine | Ciclo de curtas-metragens independentes
Live de apresentação dos filmes selecionados com Manu Fetter e Owen Vyravene
Dia 25 de junho, sexta-feira, às 19h, no canal do YouTube do Instituto Ling (www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural)
Os curtas ficam disponíveis para visualização até o dia 9 de julho
Para acessar os filmes, é necessário fazer inscrição gratuita no site www.institutoling.org.br
 

Bon Voyage (2012), de Fabio Friedli
Suíça| 7 min | Livre
Sinopse: Dezenas de emigrantes sobem em um caminhão superlotado. Seu objetivo: a fortaleza Europa. Quando lá chegam depois de uma viagem exaustiva, o confronto com outra realidade brutal os espera: o tratamento europeu aos refugiados.

O Mundo é redondo pra ninguém se esconder nos cantos (2017), de Leandro Goddinho
Brasil | 14 min | Livre
Sinopse: Série documental sobre a diáspora LGBTQIA+ no mundo. A parte I trata de um jovem africano que foi forçado a fugir da Nigéria para se salvar da condenação à pena de morte.

Towels (2018), de Prawta Annez
Reino Unido| 5 min | Livre
Sinopse: O território pode ser reivindicado de muitas maneiras diferentes, sejam fronteiras ou paredes. No verão, porém, são toalhas.

The Island of All Together (2015), de Philip Brink e Marieke van der Velden
Grécia | 23 min | Livre
Sinopse: Os cineastas Philip Brink e Marieke van der Velden convidaram turistas e refugiados para falarem uns aos outros sobre suas vidas enquanto estavam sentados em um banquinho em frente ao mar. O resultado é um pequeno documentário com conversações sobre guerra, fuga, trabalho, amor, também sobre carros e cachorros.

Territory (2015), de Eleanor Mortimer
Reino Unido | 17 min | Livre
Sinopse: A rocha de Gibraltar é compartilhada por duas espécies de primatas: pessoas e macacos. Os macacos povoaram a parte superior da rocha muito antes da chegada dos últimos habitantes humanos, os britânicos, e agora, 300 anos depois, há tensões entre os dois.