Poemagem: a fina arte da composição reúne grandes forças femininas em torno do “se permitir”

Foto: Mandy Medeiros

Um projeto nascido de encontros especiais e que acabaram resultando numa bonita história lapidada por mãos femininas poderosas. Poemagem: a fina arte da composição, é um EP visual assinado pela cantautora Jéssica Berdet, pela fotógrafa e vídeo maker Mandy Medeiros e pela performer e artista visual Camila Frank, numa parceria inédita.

O trabalho apresenta três vídeos que abordam questões relacionadas ao sentir, aceitar e reformular nossos olhares sobre a vida e nossas dores diante deste mundo cada dia mais insano. Os vídeos estão sendo lançados individualmente nas redes sociais de Jéssica, a cada terça-feira, durante o mês de abril e o lançamento oficial do EP nas plataformas digitais, acontece no próximo dia 30.

A ideia do projeto surgiu há um ano quando Jéssica montou um home studio e começou a fazer uma série de experimentações sonoras. Foi quando a cantautora revisitou algumas de suas poesias e, despretensiosamente, as recitou sobre uma base harmônica criada inicialmente como forma de estudo. Assim, resolveu fazer um vídeo em que sobrepõe imagens antigas feitas pela mãe com outras mais atuais, captadas durante a gravação do álbum (in)visível.

Desta experimentação, surgiu “Ofício”, primeiro vídeo de Poemagem, que aborda a dor e a delícia do ser artista e foi todo produzido por Jéssica. “Ofício tem um grande significado para mim pois reflete este momento de olhar para trás, olhar para dentro, olhar para o que eu quero e compreender que tudo isso me constrói e é parte do que eu sou”, explicou.

Já “Intacta Pele, Alma Pela Metade”, segundo vídeo do projeto, nasceu do encontro de Jéssica com Mandy Medeiros, quando ambas decidiram unir sua arte no intuito de transformar e externar suas vivências em um trabalho que pudesse contemplar a poesia e o audiovisual. Nesse momento, Camila Frank soma-se ao projeto no mesmo sentimento e, a partir daí, nasce a ideia de mesclar expressões artísticas como forma de florescer juntas, criando um projeto coletivo, com a assinatura das três, em uma composição que envolvesse música, poesia, vídeo e corpo. “O desejo de mostrar cada expressão artística como parte de uma única composição é o mote desse projeto, o que acabou inspirando nosso encontro. Junto a isso, a concepção da ideia de que, nós, seres humanos, somos seres artísticos e que a grande chave de tudo é descobrir como expressar nossa arte. No Poemagem, então, nos permitimos viver esse processo juntas”, salientou Jéssica.

O segundo vídeo fala sobre o momento de se deixar sentir as coisas por completo, permitir fluir mesmo que doa, sem passar por cima de nenhuma etapa e sem camuflar a dor e teve direção e roteiro escrito por Jéssica e Mandy, com performance de Camila. As imagens também foram captadas por Mandy e a produção ficou a cargo do trio já abrindo frente para o terceiro vídeo do projeto – “Calma”, que fecha a costura contada cronologicamente. O terceiro e último vídeo encerra este ciclo, conversa com os anteriores e conclui Poemagem, passando por todas as fases do sentir: o momento de perceber e bradar a dor, depois digerir para se deixar sentir e, finalmente, o momento de compreender e compartilhar para ficar mais leve e seguir. Segundo Jéssica, “Calma” também foi um momento muito especial do projeto – “O clima de acolhimento e amor que sentimos ao ser escuta para as histórias umas das outras foi incrível”, destacou.

Foto: Mandy Medeiros

E é nesta costura intimista e particular que se encontra sentimentos comuns entre as artistas. Um EP visual construído a partir de recortes do passado, mesclado a um presente tão cheio de vivências que só enaltecem a força e a beleza deste encontro e deste deixar florescer.  “Poemagem é um projeto muito especial. Nasceu de uma experimentação despretensiosa e proporcionou este nosso compartilhar de tantas histórias e este rico trabalho de construção coletiva” – finalizou Jéssica.

O EP será lançado nas plataformas digitais no dia 30 de abril. Até lá, é possível conferir semanalmente o lançamento de cada vídeo que compõe o projeto e saber mais informações sobre todo o seu processo e produção no Facebook – https://www.facebook.com/jessicaberdet e no Instagram – https://www.instagram.com/jessicaberdet/ .  Além da produção de Jéssica, Mandy e Camila, a equipe contou ainda com a colaboração de Carina Cotidiano na captação de imagens, e Camila Medeiros na produção.

SERVIÇO:

Poemagem: a fina arte da composição reúne grandes forças femininas em torno do “se permitir”

Quando: cada vídeo do projeto lançado toda terça-feira do mês de abril nas redes sociais de Jéssica Berdet e lançamento oficial do EP visual nas plataformas digitais dia 30 de abril

Por: Camila Sequeira