CineClube do Sesc Canoas debate curtas-metragens brasileiros

O CineClube do Sesc Canoas estará reunido mais uma vez para debater produções brasileiras. Na quinta-feira, 18 de fevereiro, os participantes irão assistir a dois curtas-metragens que, sob diferentes visões, trazem discussões sobre temas como pertencimento, memórias e valorização da família. O encontro será on-line, às 19h30, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br

Ambas as produções escolhidas somam uma grande lista de premiações. O filme , dirigido por Leandro Tadashi, tem entre seus reconhecimentos o título de Melhor Filme de Curta-Metragem pelo Júri Popular do Festival de Cinema de Gramado. Já Umbrella, além de ser destaque por ser o único curta de animação brasileiro a ser qualificado para a disputa do Oscar 2021, foi selecionado por outros 19 festivais internacionais. Após as exibições, acontecerá um bate-papo com a psicóloga e coordenadora do projeto Cine Debate: filmes para pensar a vida, Maria Emília Bottini. Os encontros do clube acontecem desde 2018, mensalmente, e antes da pandemia eram realizados no Teatro do Sesc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909. 

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemiaSistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

CineClube – Sesc Canoas

Data: 18 de fevereiro (Quinta-feira)

Horário:19h30

Como participar: plataforma Google Meet

Inscrições: gratuitas pelo e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br 

Convidada para debate: Maria Emília Bottini

Formada em psicologia e licenciatura pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS), com formação em Terapia Comunitária Sistêmica, mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/DF). É autora do livro No cinema e na vida: a difícil arte de aprender a morrer. É psicóloga clínica na InterAções Psicologia Clínica Integrada com atendimentos presencia/online. Cronista do Blog Rua Balsa das 10. Empreendedora cultural e proponente dos projetos: Cine Debate – Filmes para pensar a vida (nov/2017 até o momento atual), Histórias que Encantam (2019), A falta que você me faz (2020), Cine para Elas (2020) e Flor e Ser (2020). Prêmio Aldir Blanc (2020) com o projeto Mulheres Im (perfeitas) de Susan Mendes.

Classificação: Livre 

Ano: 2015 

Duração: 14 min

Direção: Leandro Tadashi

Sinopse: O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua “Bá” (de “Batchan”, avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.

Umbrella

Classificação: Livre 

Ano: 2019

Duração: 8 min

Direção: Helena Hilário e Mario PeceSinopse: Inspirado em eventos reais. Enquanto uma menininha visitava um lar de crianças ela conhece Joseph, um menino que sonha em ter um guarda-chuva amarelo. Esse encontro inesperado desperta as memórias do passado dele. Uma história sobre empatia, gentileza e esperança.

Por: Jéssica Mello