Inscrições para o projeto “Gaps & Sinapses” já estão abertas

Estão abertas, no período de 11 de janeiro a 05 de fevereiro de 2021, as inscrições para o projeto GAPS & SINAPSES, contemplado no Edital FAC Movimento e financiado pelo Pró-Cultura RS (SEDAC RS).

O GAPS & SINAPSES vai oferecer uma oficina de formação artística nas áreas de Teatro de Animação Contemporâneo e Poéticas Tecnológicas para até 20 interessados, não sendo pré-requisito nenhum nível de experiência prévia. A oficina terá a duração de 06 meses e os participantes receberão a orientação para o desenvolvimento de projetos individuais ou coletivos de performances teatrais que culminará com a realização de uma uma mostra aberta.

Ao mesmo tempo em que o projeto visa contribuir para o acesso à formação e a fruição artística, pretende aproximar os participantes de temas instigantes dos campos do Teatro de Animação Contemporâneo e sua integração com as Poéticas Tecnológicas, insuflando a renovação das Artes da Cena no Estado. A formação oferecida é transversal ao Teatro, a Dança, ao Circo e a Performance Art, em todas as suas manifestações, podendo ser aplicado em criações em todas estas áreas.

SERVIÇO:

Período de Inscrições: 11 de janeiro a 05 de fevereiro de 2021.

Ficha de Inscrição: https://url.gratis/D6COb

Período da Oficina de Formação: 06 de fevereiro a 10 de julho de 2021, sempre aos sábados, das 9 às 12 horas.

Mostra de Intervenções Performáticas: 24 de julho de 2021 (previsto).

Requisitos: idade mínima de 16 anos, ter acesso a internet através de celular ou computador, com câmera.

Não é necessária nenhuma experiência artística anterior.

As inscrições são gratuitas e serão emitidos certificados aos participantes que concluírem o processo de formação. Por conta da pandemia, as atividades formativas serão realizadas nas modalidades virtuais ou semi-presenciais, conforme os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19.

Entre os temas abordados na formação, serão discutidos: Teatro de Animação Contemporâneo, Duplos do Ator: Bonecos, Máscaras e Objetos, O Ator Animador, Pós-Humano, Corpo Biocibernético, Arte e Tecnologia, Cena e Tecnologia, Poéticas Tecnológicas, Teatro-Máquina, Intermedialidade. Integra ainda o programa de formação uma vivência especial sobre Teatro-Máquina com a reconhecida companhia De Pernas Pro Ar de Canoas – RS no seu espaço de criação, o Inventário.