Último episódio da 1ª temporada de ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia na próxima segunda-feira

Primeira temporada de Confessionário – Relatos de Casa está chegando ao fim. O último episódio estreia na segunda-feira (19), às 19h, ao vivo no canal do YouTube da websérie. Após, haverá live com os diretores Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol, além de parte da equipe. O bate-papo contará com tradução para Libras.

O episódio final conta a história de Beatriz, interpretada por Graziela Pires, arte educadora e cantora da banda 50 Tons de Pretas, que faz sua estreia como atriz no Confessionário – Relatos de Casa. Além da violência doméstica, o episódio traz o racismo estrutural como pauta.

A diretora Deborah Finocchiaro explica que “Confessionário” trata de questões que incomodam, chocam e que evitamos olhar, mas são fundamentais de serem trazidas à tona, pois fazem parte da realidade de inúmeras pessoas. Não podemos compactuar com a violência por meio do silêncio, precisamos falar sobre isso e encorajar as mulheres para que denunciem e saibam que não estão sozinhas. 

E os objetivos têm sido cumpridos. “Recebemos várias mensagens tanto pela temática quanto pela qualidade do trabalho e das atrizes. A série, inclusive, encorajou algumas mulheres a denunciarem seus casos”, conta Deborah. 
Impacto:

A 1ª temporada já soma aproximadamente quatro mil visualizações no YouTube, contando os vídeos com recursos de acessibilidade (audiodescrição, Libras e legendas para surdos e ensurdecidos). A obra foi selecionada como uma das cinco séries finalistas – entre mais de 480 inscrições – no prêmio TECNA – PUC RS, no 48º Festival de Cinema de Gramado, sendo a segunda mais votada pelo público. 

A websérie:

Confessionário – Relatos de Casa é uma obra de ficção gravada via internet durante a pandemia, baseada em histórias de mulheres que sofreram violência doméstica e de gênero, antes e durante a pandemia, e tem como objetivo estimular a denúncia em casos de violações. 

Atrizes interpretam os relatos para uma suposta campanha, que busca encorajar mulheres a exporem suas histórias. Os casos são reais, mas seus detalhes foram misturados entre os episódios e os nomes verdadeiros, trocados. Tudo para garantir a segurança das vítimas.

Ao fim de cada episódio, a advogada especialista em advocacia para mulheres, Gabriela Ribeiro de Souza, traz informações sobre fatores de risco, tipos de violência, formas e contatos para denúncia, estatísticas, entre outras informações relevantes.

Para os realizadores, a arte tem o poder de contribuir, questionar, esclarecer e conscientizar a sociedade sobre a violência que está a cada dia mais naturalizada.

“Mais do que nunca, e em meio ao caos mundial que estamos testemunhando, o planeta clama por atitudes positivas. Nós estamos fazendo a nossa parte e convidamos a todos a fazerem o mesmo. Todos somos responsáveis por nossas realidades”, destacam Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol. 

O fim desta temporada não é uma despedida:

Confessionário – Relatos de Casa terá 2ª temporada, também com nove episódios. Estará disponível no fim de novembro no YouTube, às segundas-feiras, 19h, além de continuar com o modelo que combina depoimentos com informações jurídicas e dados trazidos pela advogada Gabriela Ribeiro de Souza.

Na 2ª temporada, duas atrizes, Cristina Flores (RJ) e Valéria Barcellos (RS), se dispuseram a contar suas próprias histórias de violência, diferenciando-se dos outros relatos. 

A intenção é que Confessionário continue tendo esse impacto positivo. “O que nos mobiliza, e o que acreditamos que faz as pessoas estarem conosco, é a certeza de estar contribuindo de alguma forma”, afirmam Finocchiaro e Cassol.

SERVIÇO 

Último episódio da 1ª temporada, no Youtube.
Quando: dia 19 de outubro, às 19h
Onde:  Confessionário – Relatos de Casa no YouTube

Por: Igor Morandi