13º edição do Festival da Canção Aliança Francesa acontece de forma virtual

O Festival da Canção Aliança Francesa 2020 está chegando! No sábado, 31 de outubro, às 21h30, dez talentosos candidatos vão apresentar o melhor da música francesa e francófona diretamente dos estúdios da TVE. O evento será realizado pela primeira vez de forma virtual e transmitido ao vivo pelas redes sociais da Aliança Francesa e também pela emissora e pela FM Cultura 107.7. É uma iniciativa inédita da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e das recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiu experimentar esse novo formato artístico, em sintonia com as tendências atuais.

Os selecionados para a etapa regional de Porto Alegre são Angela Angel, Camila Umpiérrez, Carô Hansel, Ernani Hanemann, João Damasceno, Jose Valmir Da Costa, Julia Reis, Pedro Coppeti, Stefany Kaipper e Tiane Tambara. Os cantores serão acompanhados pelos músicos Jackson Spindler (piano) e Angelo Primon (cordas). A direção artística é de Otávio Moura.

Os candidatos serão avaliados nos seguintes critérios: afinação, interpretação, ritmo, postura cênica, originalidade e pronúncia do idioma francês, que tem peso dois (2). Para que a pronúncia saia no capricho, os 10 selecionados treinam suas músicas com professores da Aliança Francesa especializados em fonética.

O(a) grande vencedor(a) ganha uma viagem a Paris, um ano de francês na Aliança Francesa e quatro horas de gravação da canção vencedora no estúdio Audio Porto. Além disso, participa da Final Nacional, que também acontece de forma online, no mês de novembro. O segundo lugar ganha um box da Liz Pâtisserie Française e um ano de curso de francês na Aliança Francesa. Já o terceiro(a) colocado(a) ganha 1 semestre de aulas de francês na Aliança Francesa.

O Festival

O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Nesta edição, a final será realizada de forma virtual. Em 2020, o evento ocorre em sete cidades do Brasil: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em Porto Alegre, os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016), Melina Vaz (2017), Nina Rouge (2018) e Juliano Barreto (2019). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nestes anos. Nina Rouge e Juliano Barreto também venceram a Final Nacional em 2018 e 2019, respectivamente.

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Aliança Francesa é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da TVE e FM Cultura, Audio Porto, Liz Pâtisserie Française, Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Person Piano e Estúdio Musitek.

Por: Julia Assef