‘Animália’, exposição de Jorge Herrmann em ambiente virtual, inaugura dia 17 de outubro

“ANIMÁLIA” é uma exposição virtual que reúne desenhos e pinturas que tinham previsão de exposição presencial na Galeria de Arte Ten Caten, em Torres. A situação de pandemia, no entanto, tornou esta uma exposição de caráter virtual. As obras, de autoria do artista plástico Jorge Herrmann, representam uma série que ele vem produzindo desde 2016, que aborda os possíveis olhares para o mundo dos seres “não-humanos”.

A exposição apresentará um caráter de “exposição em processo”, uma vez que o artista, ao longo do mês em que a mesma estiver sendo exibida, seguirá integrando novas obras ao conjunto. A abertura da exposição ocorre dia 17 de outubro, às 20 horas, em uma transmissão para as redes sociais a partir da Galeria de Arte Ten Caten, na qual Herrmann falará das motivações que o levaram a conceber este projeto, e apresentará o conjunto de obras expostas.

A exposição “ANIMÁLIA” apresenta um espectro de técnicas que abrange o desenho e a pintura, com o uso de materiais tradicionais como o grafite, o carvão, lápis aquareláveis, aquarela, guache e tinta acrílica, com o eventual aproveitamento de manchas de café. Os suportes variam entre o papel, madeira e tela, sobre os quais algumas destas técnicas se mesclam, numa linguagem híbrida. As obras ora pendem para o realismo, ora entram no território do abstrato. Estas oscilações são usadas pelo artista como forma de expressar a maleabilidade de nosso imaginário diante de um mundo que ainda não compreendemos.

Jorge Herrmann, que há muito tempo se dedica às questões da paisagem, nesta exposição expande sua linguagem, ao problematizar a nossa relação com a condição animal. Ao trazer à tona o universo das criaturas que não correspondem ao humano, a exposição propõe um olhar para as brechas em nossa visão antropocêntrica. Na visão do artista, eventos recentes estão a nos sinalizar que deveríamos ter respeitado certos limites impostos pela Natureza, e apontam para uma outra forma de relação com a vida, mais reverente diante das manifestações diversas do mundo natural. Este momento, em que uma desconhecida e minúscula forma de vida impõe suas condições a toda humanidade, é extremamente simbólico, pois expõe nossas fragilidades.

O projeto “ANIMÁLIA” tem financiamento do FAC Digital da Secretaria da Cultura do estado do RS, e conta com o apoio da Feevale, Galeria de Arte Ten Caten, da jornalista e produtora cultural Silvia Abreu e da Mottirone Editore.

Por: Silvia Abreu