Sarau do Solar homenageia os 162 anos do Theatro São Pedro com o show Tambo do Bando 30 anos

Foto: Claudio Fachel

Após quatro meses com as cortinas cerradas, o palco principal do Theatro São Pedro receberá no dia 31 de julho, às 20h, o show Tambo do Bando 30 anos –Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia.

Com realização da Assembleia Legislativa do Estado do RS,  a apresentação é uma homenagem especial do Projeto Sarau do Solar aos 162 anos do Theatro.

O show será transmitido ao vivo pelo Facebook e canal YouTube da TV Assembleia.

Show Tambo do Bando 30 anos –Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia

Com grande êxito de público e da crítica especializada, ponto alto das comemorações dos 30 anos de trajetória do Tambo do Bando, estreou em Porto Alegre no teatro do Centro Histórico e Cultural Santa Casa em dezembro de 2016, após ter sido apresentado em cidades do Interior como Dois Irmãos e Montenegro, o show voltou a ser apresentado em Porto Alegre em abril do ano passado, no Teatro Renascença.

Fazendo  uma releitura dos clássicos do grupo,  marca o lançamento do álbum duplo,  que resgata em formato CD, os LPs Ingênuos Malditos (1990) e Tambo do Bando (1992) e o pré-lançamento do novo disco, além de homenagear a memória  do letrista da banda, jornalista e escritor Luiz Sérgio Metz (Jacaré), pelos 24 anos de saudade.

Com direção musical e arranjos do Tambo do Bando, o roteiro é formado pelo repertório do álbum duplo (canções dos discos Ingênuos Malditos e Tambo do Bando), pelas músicas  inéditas do grupo, entre elas: Dominguinho de Ramos, Há um louco no vagão e Recantar uma milonga, além do Pot-Pourri de clássicos da música internacional, canção brasileira e regional. (Eleanor Rigby – Lennon e McCartney; Os homens de preto –Paulo Ruschel; Adiós Nonino-Astor Piazzolla; Era uma vez-Mário Barbará e Apparício Silva Rillo; Semeadura-Vitor Ramil e José Fogaça; Suíte do Pescador-Dorival Caymmi; Trenzinho Caipira-Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar; Asa Branca –Luiz Gonzaga; Primavera –Antonio Vivaldi e Vivente – Nelson Coelho de Castro).

O show conta com a participação do compositor e cantor Beto Barros, autor da letra da composição Terra, com música de Beto Bollo, gravada pelo Tambo do Bando.

Foto: Claudio Fachel

O espetáculo

Clássico, mas irreverente, sublinhado pela sobriedade cênica, o espetáculo tem iluminação de Karrah Luz, figurino e cenário especialmente criados por Cristina Pozzobon.

O cenário do show conta a história do Tambo do Bando por meio da projeção de imagens sugeridas pela própria poética da obra do grupo.

Marcado pela maturidade vocal e musical e pelo rigor estético, o show apresenta fortes referências da  música regional, retratando uma significativa e diferenciada etapa da música gaúcha dentro destes quase quarenta anos do movimento cultural caracterizado  pelos festivais,   e repassa a trajetória do  grupo com toda a originalidade, vigor poético e lírico, que sempre o caracterizou.

Roteiro

1-Dominguinho de Ramos – Sérgio Metz,  Vinícius Brum e Cachoeira

2-Deixem seus olhos fixos  – Sérgio Metz e Vinícius Brum

3-Alma de poço  – Antonio Augusto Ferreira e Vinícius Brum

4-O campeiro e o gravador – Sérgio Metz, Vinícius Brum e Cachoeira

5-Há um louco no vagão –  Sérgio Metz e Beto Bollo

6-Areia do fim das areias – Vinícius Brum, Beto Bollo e Marcelo Lehmann

7-E seguiram amantes – Sérgio Metz e Vinícius Brum

8-Um mate por ti – Apparício Silva Rillo e Vinícius Brum e Beto Bollo

9-Recantar uma milonga – Cachoeira e Marcelo Lehmann

10-Os ciganos vão para o céu –  Sérgio Metz e Vinícius Brum

13-Ingênuos malditos – Sérgio Metz e Vinícius Brum

14-Os contatos imediatos do terceiro mundo – Sérgio Metz, Vinícius Brum e Cachoeira

15-O bombo da noite – Sérgio Metz e Vinícius Brum

16-Terra – Beto Barros e Beto Bollo

17-Pot-pourri – Eleanor Rigby – Lennon e McCartney; Os homens de preto –Paulo Ruschel; Adiós Nonino-Astor Piazzolla; Era uma vez-Mário Barbará e Apparício Silva Rillo; Semeadura-Vitor Ramil e José Fogaça; Suíte do Pescador-Dorival Caymmi; Trenzinho Caipira-Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar; Asa Branca –Luiz Gonzaga; Primavera –Antonio Vivaldi e Vivente – Nelson Coelho de Castro.

Duração: 90 minutos

Álbum Duplo Tambo do Bando –Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia

Resgata um importante e fértil período da cena musical  gaúcha  ao revisitar a obra do Tambo do Bando. Reúne os LPs Ingênuos Malditos e Tambo do Bando, em formato CD, 24 páginas, em cores. Apresenta textos de Juarez Fonseca, Luís Augusto Fischer, João Vicente Ribas e Pedro Luiz Osório.

Com remasterização de Marcos Abreu, a criação gráfica é assinada pela artista visual Cristina Pozzobon.

CD Ingênuos Malditos – Composições: 200 anos de solidão, Terra, Deixem seus olhos fixos, Ingênuos malditos, O campeiro e o gravador, Um rambo no Tambo do Bando, Baía dos porcos, Coisas de 89, 90, 91…, O bombo da noite e Os contatos imediatos do terceiro mundo.

CD Tambo do bando – Os homens de preto, O que vou fazer se não te encontrar, Areia do fim das areias, O raio, Portas podres, Cruz de cada um, Os ciganos vão para o céu, Flor noturna, pela boca da guitarra e E seguiram amantes.

O álbum duplo Tambo do Bando –Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia está à venda, via tele entrega, na Livraria Bamboletras – Telefone: +55 (51) 3221-8764 – 9255-6885-whatsApp, e no site Minuano Discos – www.minuanodiscos.com.br/ – Telefone: +55 51 9267-8048-whatsApp.

Tambo do Bando – histórico

Contemplado com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2018, categoria  Grupo Show, concedido pela Assembleia Legislativa do RS, é formado pelos compositores Beto Bollo (voz e violão), Carlos Cachoeira (voz e violão), Marcelo Lehmann (voz e piano), Texo Cabral (voz, harmônica e flauta) e Vinicius Brum (voz e violão), o grupo musical Tambo do Bando foi criado na primavera de 1986, em Porto Alegre,  e  contabiliza 32 anos de trajetória. 

Com dois LPs gravados, Ingênuos Malditos (1990) e Tambo do Bando (1992), ficou diferenciado pela quantidade de premiações que recebeu.

Foi o grande vencedor de vários festivais, entre eles o Festival Sul-Americano de Nativismo Musicanto (1988) e conquistou mais de 50 troféus de Melhor Conjunto Vocal nos festivais em que participou. A canção Um Mate por Ti foi escolhida, em 1987,  a Melhor Música da Década – Prêmio IGTF-Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e,  no mesmo ano, o grupo foi eleito pela imprensa gaúcha o Melhor Grupo Vocal e Grupo Revelação do RS.

Em 1989 recebeu destaque da imprensa como Melhor Grupo do ano  e  Sérgio Jacaré como Melhor Letrista, prêmio com o qual foi contemplado várias vezes, incluindo o  Prêmio Açorianos de Música, concedido pela Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, nesta categoria,  em 1991.

Voltado ao gênero Regional,  o Tambo do Bando revolucionou a estética da música regional gaúcha ao unir sonoridades e linguagens universais à temática nativista.  Apresenta influências de importantes nomes e grupos do  cenário musical gaúcho, brasileiro e internacional,  que combinam vários gêneros e estilos, passando por Paulo Ruschel,  Astor Piazzolla, Beatles, U2, Atahualpa Yupanqui, Mercedes Sosa, Aparício Silva Rillo e Vivaldi; fato que explicita o ecletismo característico do Tambo do Bando.

Com grande receptividade do público e da crítica especializada, em dezembro de 2016, abrindo as comemorações dos 30 anos, o Tambo do Bando estreou no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, o show de lançamento do álbum duplo, intitulado: Tambo do Bando –Com o pé no galpão e a cabeça na galáxia.

FICHA TÉCNICA

Tambo do Bando – Autores

-Beto Bollo – violão e voz

-Carlos Leandro Cachoeira  – violão e voz

-Marcelo Lehmann – teclado e voz

-Texo Cabral – flauta, harmônica e voz

-Vinícius Brum – violão e voz

Músico convidado

Beto Barros

Músicos acompanhantes

-Duca Duarte  – contrabaixo

-Paulinho Goulart – acordeon

-Marco Michelon – bateria

Direção Musical e arranjos: Tambo do Bando

Por: Dinorah Araújo