Duo de oboé e piano apresentam performance gravada no Casa da Música na Sua Casa

foto - Lucas Brayner

A Casa da Música Poa, espaço cultural consagrado há 11 anos em Porto Alegre, é reconhecida por promover em quase todos os finais de semana do ano recitais de música clássica. A fim de mostrar que, tomando todos os cuidados, a cultura e a arte não param mesmo em meio à pandemia, a Casa lançou uma série de recitais virtuais com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina.


Para manter aquecido o mês de julho com novidades artísticas, o novo projeto de recitais virtuais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA vem levando através das redes sociais apresentações musicais para a casa de cada espectador. São interpretações no formato de solos e duos, com cantores e instrumentistas brasileiros e internacionais. Nesse mês de julho, os vídeos estão sendo gravados pelos próprios artistas e transmitidos em formato virtual pela Casa da Música Poa.


No domingo, 26 de julho, às 19h, o duo formado por Érico Marques (oboé) e Nayane Nogueira (piano) interpretam a The Girl with the Flaxen Hair deClaude Debussy (1862-1918); Hallelujah e Lascia Ch’io Pianga de Georg Friedrich Händel (1685-1759); e Luiza de Antônio Carlos Jobim (1927-1994). As performances foram gravadas em vídeo, no auditório da Casa da Música Poa, especialmente para integrarem essa série.

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.

Sobre Érico Marques…

Natural de Goiânia (GO), iniciou seus estudos musicais com oito anos, tendo seus primeiros contatos com o oboé aos dez. Com 17 anos, mudou-se para São Paulo com o objetivo de cursar o Bacharelado em Oboé na UNESP. Com 19 anos, foi aceito na Academia de Música da OSESP, onde estudou por dois anos e meio. Em 2015, ao terminar esse último curso, conquistou um dos prêmios do Concurso Eleazar de Carvalho, que lhe permitiu fazer um intercâmbio na Royal Academy of Music, em Londres. Até o momento, integrou várias orquestras profissionais do país, também atuando como músico convidado e solista. Desde 2018, é oboísta da OSPA, desenvolvendo, em paralelo, carreira como camarista.

Sobre Nayane Nogueira…

Natural de Canápolis (MG), Nayane Nogueira iniciou seus estudos de piano com 15 anos no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade, em Ituiutaba, com o professor Abnader Domingues. Sua formação inclui participações em masterclasses e festivais de música no Brasil e no exterior. Foi premiada em concursos nacionais, com destaque para: 1° lugar no Concurso Nacional de Piano Professor Abrão Calil Neto; 2º lugar no Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli; 3º lugar no Programa “Segunda Musical” da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; e menção honrosa no XXIII Concurso de Piano Souza Lima. É bacharel em música pela Universidade Federal de Uberlândia, onde estudou com a Profa. Dra. Rosiane Lemos. Atualmente, é mestre e doutoranda em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo orientada pela Profa. Dra. Cristina Capparelli Gerling.

Por: Guilherme Bartz