Clima de união e alegria marcam o início do 10ª Festival Internacional Sesc de Música

Foto: Ronald Mendes

Começou nesta segunda-feira, 20, a 10ª edição do Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas. O evento que teve início com a apresentação da Orquestra Jovem Sesc Roraima, contou também com um cortejo que andou pelas ruas do centro da cidade. Em um clima de muita alegria e união, os músicos interagiam e cantavam com o público participante canções que marcaram a história da cultura popular no país.

Logo em seguida ocorreu a abertura oficial no Theatro Guarany com a apresentação da Orquestra Jovem Sesc Pará que é composta por 72 músicos. “A qualidade do evento passa muito pela qualidade dos alunos e dos professores que participam dele. E é isso que vocês verão hoje e durante o evento”, disse o Gerente de Cultura do Sesc RS, Silvio Bento.

O festival disponibiliza para à comunidade pelotense espetáculos gratuítos em diversos espaços públicos, como hospitais, asilos, praças, igrejas e locais tradicionais, e o Theatro Guarany que completa neste ano 99 anos.

Jovens músicos – muitos deles em situação de vulnerabilidade social – vindos de Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe, participaram também das audições que formarão a Orquestra Jovem Sesc.

Tradicional Cortejo Musical tomou conta das ruas da cidade – Foto: Ronald Mendes

De acordo com a organização do evento, a proposta deste ano é valorizar o rico patrimônio arquitetônico de Pelotas e a sua tradição musical e cultural, com uma origem que remonta ao tempo das charqueadas. O evento também procura derrubar as barreiras entre a música de concerto e a música popular ao incorporar ritmos contemporâneos. Entre os destaques da programação está um concerto da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro com Kleiton & Kledir, em comemoração aos 40 anos de carreira da dupla.

Outro aspecto muito forte do evento, é o carácter de formação que ele abrange. São mais de 50 professores vindos de 14 países, que darão aulas no período da manhã a quase 400 estudantes de música vindos de todos os cantos do país e do exterior. Ao todo foram mais de mil inscritos de 22 estados brasileiros e de países da América Latina. O evento além de impulsionar toda a economia local, estima um alcance de público de 30 mil pessoas .

Foto: Ronald Mendes

A programação completa está disponível no site https://www.sesc-rs.com.br/festival/.

Retirada de ingressos – Para as apresentações no Theatro Guarany, é necessária a retirada de ingressos antecipadamente na Bilheteria (Rua Lobo da Costa, 489), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 18h30.

 As entradas são limitadas a um par de ingressos por pessoa, por apresentação, conforme o cronograma: 13, 14, 15, 16 e 17/01: retirada de ingressos para espetáculos de 20, 21, 22/01; 20, 21, 22, 23 e 24/01: retirada de ingressos para espetáculos de 23, 26 e 27/01; 26, 27, 28, 29 e 30/01: retirada de ingressos para espetáculos de 28, 29 e 30/01. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível – os alimentos serão direcionados às entidades sociais cadastradas junto ao Programa Mesa Brasil Sesc.