João Maldonado lança primeiro disco de jazz com show no Theatro São Pedro

Foto Nabor Goulart

João Maldonado lança nesta sexta-feira (1º de novembro), o disco Beauty,com show na concha acústica do Theatro São Pedro. A apresentação ocorre às 19h e os ingressos já estão à venda na bilheteria e site do teatro.

O álbum conta com 12 músicas, todas compostas por Maldonado, gravadas ao vivo no Estúdio Porta da Toca e masterizadas por Ciro Moreau. A novidade deste primeiro álbum, lançado pela Loop Discos, é a união de ritmos, como o rap, o regionalismo e dos povos indígenas.

O pianista convidou Negra Jaque para compor uma música sobre beleza e o artista plástico Bu’ú Kennedy, membro do Clã Üremirin Sararó – Fátria Patrilinear do povo Ye’pá mahsã da Amazônia –, para recitar uma poesia sobre o mesmo tema na língua tukana. “Sou de origem indígena e, neste disco, quis dar voz a um povo que é constantemente atacado e ameaçado de extinção”, diz João Maldonado.

Beauty conta ainda com a participação de Ernesto Fagundes em uma música que leva o nome do artista. “Com Ernesto” mostra a sintonia entre a música gaúcha e o jazz.

A lição de Wynton Marsalis
Há alguns anos, Maldonado participou de um Masterclass com Wynton Marsalis, no Rio de Janeiro, e ele disse o seguinte: “Você quer tocar jazz? Então comece tocando e dominando o blues nos 12 tons”. 

Com 37 anos de carreira, João Maldonado iniciou no jazz, passou pelo rock gaúcho com o TNT e foi o primeiro pianista de blues do RS, tocando com Solon Fishbone. No Chile, onde viveu por sete anos, foi considerado o melhor guitarrista de blues, até retornar ao Brasil, ao piano e ao jazz. “Jazz é liberdade, coletividade, democracia e improvisação. Muitos devem achar que é fácil, mas não é. Precisa de muito estudo e de referências para poder se encontrar. No meu caso, me reencontrar depois de quase quatro décadas e gravar meu primeiro disco. Neste álbum todas as músicas têm melodia, como se os instrumentos cantassem, porque eu ouvi a lição de Wynton Marsalis”, destaca o músico.Além de Maldonado, integram o quinteto Amauri Iablonovski (saxsoprano), João Rizzo (trompete), Everson Vargas (baixo acústico) e Cesar Audi (bateria). Beauty contou ainda com as participações de Alex Prinz “Anjinho” (trompete), Gunter Kramm Jr. (sax), Huberto “Boquinha” (trombone) e Julio Rizzo (trombone).

Sobre a Loop Discos
Loop Discos é o selo da agência de música Loop Reclame. Seu casting tem mais de 50 artistas e cuida de todas as etapas de lançamento de uma música ou álbum – da burocracia ao planejamento artístico. Com sua house em Porto Alegre, também atende em São Paulo, Los Angeles e Lisboa e já produziu mais de 300 lançamentos (singles, EPS, discos e clipes).

Serviço
João Maldonado Quinteto
Show de lançamento do disco Beauty
Quando:
 1º de novembro | Sexta-feira | 19h
Onde: Concha Acústica do Theatro São Pedro
Ingressos: R$ 40,00  na bilheteria do teatro ou pelo link https://vendas.teatrosaopedro.com.br/joao-maldonado-quinteto-beuty-01

Por: Roberta Amaral