Canoas recebe novamente o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca, que acontece de forma simultânea em centenas de cidades do Brasil. Em Canoas, a Mostra Oficial será realizada no auditório 1 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul ( IFRS) Campus Canoas, das 19h às 22h, no dia 28 de outubro.

O Dia da Animação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA e conta com o apoio de coordenadores em cada cidade. A produtora audiovisual e coordenadora do Dia da Animação em Canoas, Monique Leotte Mendes fala da importância do evento além do âmbito cultural para a cidade, “ O Dia da Animação é uma data celebrada no mundo todo, e considerado o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil. É uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre o mercado da animação, reunir pessoas para discutir sobre a área e ainda ter a possibilidade de assistir aqui na nossa cidade, obras produzidas por grandes realizadores do país e exterior que foram selecionadas especialmente para a Mostra”, explica Monique.

Nesses 16 anos o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros.

O Dia Internacional da Animação em Canoas conta com o apoio do Colegiado do Cinema e Audiovisual de Canoas, Sesc Canoas, Prosa Filmes e IFRS – Campus Canoas.

Programação

Mostra Oficial

Público:  comunidade em geral

Horário: 19h às 22h – Mostra Nacional e Internacional

20h às 21h – Painel sobre “Animação e Mercado” que contará com a presença do professor de cinema e realizador Audiovisual  Alexandre Derlam, o CEO da Agência União Criativa e ilustrador há 17 anos, Maurício Marques e demais profissionais da área.

Local:  IFRS – Campus Canoas

R. Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo – 870-A.   Bairro Igara IIII, Canoas

Classificação Indicativa:

Mostra Nacional e Mostra Internacional -Não recomendado para menores de 14 anos

Sobre o Dia

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzida no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças.

Por: Monique Mendes