“A Era do Ouro do Cinema: anos 30 e 40” inaugura na Cinemateca Capitólio Petrobras

Inaugura na sexta-feira, 18 de outubro, na Cinemateca Capitólio Petrobras, a exposição A Era de Ouro do Cinema: anos 30 e 40, que reúne materiais de divulgação de produções cinematográficas das décadas de 1930 e 1940. A Era de Ouro do Cinema integra a programação especial com 26 atividades do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras Programação Especial 2019, dentre elas mostras de cinema, sessões acessíveis, masterclasses e, a segunda e ultima exposição que estará aberta ao público de forma gratuita de 18 de outubro a 20 de dezembro. Aprovado na Lei de Incentivo à Cultura/Governo Federal, com produção cultural da Fundacine RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura o projeto possui patrocínio master da Petrobras.

Com curadoria assinada pela historiadora Alice Trusz, concepção visual da designer Tatiana Sperhacke e expografia a cargo de Andreia Vigo, a exposição é formada por três módulos: o primeiro deles apresenta um estudo das principais vertentes exploradas neste período – o nascimento dos grandes estúdios e suas estrelas, do advento do filme colorido em Tecnicolor e os principais diretores da época, entre outros. O segundo módulo exibe um slide-show, que projeta uma seleção de cartazes e outros materiais relevantes digitalizados. Já o terceiro e último módulo traz uma projeção de trechos dos principais filmes destas duas décadas.

A mostra aborda os elementos artísticos e gráficos do período, utilizando peças do acervo da instituição, em sua maior parte advindas da coleção de Telmo Kersting, doada ao Centro de Documentação e Memória da Cinemateca Capitólio Petrobras, em 2017. O material, formado por cartazes, anúncios, catálogos, cartazetes, press releases, press books, pôsteres, entre outros, constitui-se como uma importantíssima fonte de pesquisa, onde lança uma nova perspectiva para o estudo da história do cinema no Brasil, bem como das relações com a indústria cinematográfica estrangeira, principalmente a norte-americana, mostrando seu impacto no cinema nacional.

“Através dessa exposição traremos ao público uma reflexão sobre o valor cultural, histórico e estético dessas peças para a compreensão das formas de afirmação comercial da indústria cinematográfica no passado”, revela a curadora, que contou com a assessoria de pesquisa de Marcus Mello e Rosemeri Iensen.

A abertura ocorre às 19h30 de 18 de outubro e a visitação segue com entrada franca até 20 de dezembro, de terça a sexta-feira das 09h às 20h30 e sábados, domingos e feriados das 14h às 20h30. Para Visitas Orientadas, os interessados devem entrar em contato pelo email cdmcapitolio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3289 7463.

A Era do Ouro do Cinema: Anos 30 e 40

Para a Fundação Cinema RS, que tem como missão institucional impulsionar o desenvolvimento da indústria cinematográfica e audiovisual do Rio Grande do Sul, e a parceria bem–sucedida, entre a SMC e ao patrocínio da Petrobras, foi possível, além da reforma e reestruturação da sala de exibição, tornar a Cinemateca Capitólio Petrobras um lugar de guarda, preservação e difusão da memória do cinema gaúcho e brasileiro e, assim, manter o espaço aberto ao público durante o ano inteiro. A exposição com materiais do acervo cumpre com a vocação da Cinemateca e promove reflexão sobre os caminhos passados, presentes e futuros da indústria cinematográfica no mundo.

O material constitui-se como uma importantíssima fonte de pesquisa, onde lança uma nova perspectiva para o estudo da história do cinema no Brasil, bem como das relações com a indústria cinematográfica estrangeira, principalmente a americana, mostrando seu impacto no cinema nacional.

Alice D. Trusz

Historiadora e curadora

Ficha técnica
Pesquisa e Curadoria: Alice D. Trusz
Expografia: Andreia Vigo
Concepção visual e Design gráfico: Tatiana Sperhacke
Assessoria de pesquisa: Marcus Mello, Rosemeri Iensen
Projeto de mobiliário e Coordenação de montagem: Eduardo Saorin

Edição de vídeo: Kevin Agnes
Produção: Débora Palhares, Juli Fossatti, Paola Mallmann

Por: Bruna Paulin