Quinteto Som 5 da OSPA faz recital na Fundação Iberê

Foto Diego Grendene

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresenta no dia 22 de setembro (domingo), na Fundação Iberê, mais um recital da Série Música de Câmara. No palco o Quinteto Som 5, formado por Ange Paola Bazzani Prada (fagote), Diego Grendene de Souza (clarinete), Henrique Augusto Amado (flauta), Nadabe Tomás (trompa) e Viktória Tatour (oboé). A apresentação ocorre às 16h, com entrada franca e por ordem de chegada.

Sobre o repertório
O programa tem início com ‘‘Quintette’’, do flautista francês Paul Taffanel (1844-1908). Na sequência, os músicos interpretam “Serenata a cinco”, do brasileiro Edino Krieger (1928). Compositor de notoriedade nacional, sua obra é considerada uma obra-prima.

Ronaldo Miranda (1948) será homenageado com a peça “Variações Sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros”. Musicalmente, a composição explora variações sobre a melodia da música Yara, de Anacleto de Medeiros, também utilizada por Heitor Villa-Lobos em seu Choros, nº 10, com o subtítulo de “Rasga Coração” – nome dado pelo cearense Catulo da Paixão após escrever um poema sobre a melodia de Anacleto.

O desfecho se dará com o exímio compositor alemão Paul Hindemith (1895-1963), revisitado através de “Kleine Kammermusik”. Com o estilo neoclássico, apresenta influência das técnicas contrapontísticas de J. S. Bach. As características inovadoras e subversivas da música foram perseguidas pelo nazismo, o que o levou a emigrar para os Estados Unidos.

A série Música de Câmara foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da apresentação de compositores que escrevem especificamente para essas formações.

Serviço:
OSPA – Série Música de Câmara
Quando: 22 de setembro | Domingo | 16h
Local: Auditório da Fundação Iberê
Entrada franca

Por: Jéssica Barcellos