Oficina de dança com mestre baiano ocorre na Casa de Cultura Mario Quintana

Foto: Victória Amaro

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) receberá, dia 19 de agosto, a oficina “A Lembrança de Si e O Encontro Ancestral: Método GriotLab – Dança, Ciência e Ancestralidade”, ministrada pelo mestre Paco Gomes, de Salvador (BA). A capacitação é direcionada a bailarinos, atores, músicos, profissionais das áreas de terapia ocupacional, gerontologia, yoga, atletas e fisioterapeutas A realização é da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, e a organização da Roberta Campos Dança. O investimento é de R$ 120, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mailciadanielamaro@gmail.com. Mais informações pelos telefones (51) 98602- 7156 ou (53) 98428-7126.

Em seu método GriotLab – Dança, Ciência e Ancestralidade, Paco Gomes estimula a busca pelo movimento genuíno e a reconexão com o eu ancestral, a partir da estimulação da irisina (hormônio do exercício) e da bainha de melina (responsável pela manutenção da memória). 

O ministrante faz uma fusão de diversas influências da dança (moderna, contemporânea e tradicional), criando uma narrativa, por meio do corpo em movimento, que resgata os mitos e as lendas do Candomblé do Brasil. Os contadores de histórias africanos são chamados Griots. Eles registram suas histórias pelo canto e pela fala. A oficina do método Griotlab amplia estas possibilidades e instrumentaliza os alunos para a criação de um vocabulário coreográfico que os permite construir narrativas, mitológicas ou cotidianas, por meio da dança.

Sobre o ministrante 

Ademir Gomes de Jesus, ou Paco Gomes, é um bailarino reconhecido internacionalmente, coreógrafo, músico e professor, que estudou danças folclóricas e religiosas desde a sua infância. Formou-se em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem especialização em Dança/ Educação pela Universidade do Estado da Bahia(Uneb).

Foi professor e coreógrafo na escola de dança da Funceb, onde ensinou Dança Moderna, Composição e Teoria da Dança, até que se mudou para San Francisco (Estados Unidos) em 2004. Paco atuou na San Francisco State University e na Universidade de Stanford. Atualmente é professor na Escola de Dança da UFBA, no curso livre da Funceb,  na Escola de Música e Dança da Universidade Estadual de São Francisco e no ODC Dança Commons, City Ballet e Dança Mission Theatre. Sua Companhia de Dança, Paco Gomes e Dancers, fundada em 2004, já se apresentou em vários locais nos Estados Unidos e na Bahia.

SERVIÇO

Oficina “A Lembrança de Si e O Encontro Ancestral: Método GriotLab – Dança, Ciência e Ancestralidade”

Quando: 19 de agosto | Segunda-feira

Horário: das 18h às 21h

Onde: Sala Cecy Franck – 4º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Investimento: R$ 120
Inscrições: ciadanielamaro@gmail.com
Informações: (51) 98602- 7156 ou (53) 98428-7126

Por: André Furtado