João Camarero lança seu novo álbum em Porto Alegre na próxima semana

Foto: Roberto Maciel

Um dos maiores violonistas brasileiros da atualidade, João Camarero vem a Porto Alegre lançar seu segundo disco, “Vento Brando” (2019), com show no Instituto Ling dia 26 de junho. No repertório deste recital solo, o músico paulista combina clássico e popular, interpretando obras de Radamés Gnattali, Garoto, Agustin Barrios, Raphael Rabello, Canhoto da Paraíba, além de composições autorais, como a faixa que dá nome ao disco, composta em parceria com Cristóvão Bastos.

Descendente direto dos grandes nomes do violão brasileiro, João Camarero desde cedo chamou a atenção do público e dos críticos por seu virtuosismo e qualidade. Integrante do Regional Imperial, um dos mais ativos grupos do novo choro, participou também de inúmeras gravações e shows com seu violão.

Nascido em Ribeirão Preto, crescido em Avaré, em São Paulo, e radicado no Rio de Janeiro desde 2011, o músico de 29 anos já desenvolveu um estilo próprio que tem chegado aos discos e shows com grande sucesso. Iniciou os estudos na música aos oito anos e no violão aos 15. Estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e monitor.

Foi vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2015 e do Concurso Novas – 3, e acumula apresentações em diversos países, como Japão, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Estados Unidos. A lista dos artistas com quem tocou e toca até hoje também é extensa. Entre eles estão Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Alessandro Kramer, Danilo Caymmi, Elton Medeiros, Cristina Buarque, Nailor Proveta, Mike Marshall, Joel Nascimento, João Lyra, Cristovão Bastos, Leo Gandelman, Henrique Cazes, Aquiles Moraes e Duo Gisbranco.

Como compositor, tem parcerias com grandes nomes da música popular brasileira, como Paulo César Pinheiro. Já participou da gravação de inúmeros discos, como músico, arranjador ou diretor musical. Seu primeiro álbum, João Camarero, gravado em 2014 e lançado em 2016, também teve grande repercussão. O segundo e novo disco, Vento Brando, foi lançado em março de 2019, ganhando destaque nos principais veículos brasileiros de cultura.

SERVIÇO

  • Quando: 26 de junho, quarta-feira, às 20h
  • Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano)
  • Ingressos: R$ 50
  • Venda online: Site do Instituto