Experimento cênico de dança contemporânea estreia na Sala Carlos Carvalho em Porto Alegre

Foto: Bruna Chiesa

Estreia nesta sexta-feira (21) o espetáculo “Tiger Balm”, experimento cênico de dança contemporânea que tem a fisicalidade como ponto de partida. Calcado no interesse pelo corpo e nas possibilidades estéticas de um trabalho físico intenso, o espetáculo terá duas apresentações, às 19h e às 20h30, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana.

O interesse no processo de direção coletiva levou os artistas a refletir sobre os limites entre o corpo individual e o coletivo, transpondo suas estruturas de trabalho para a cena, com exercícios que englobam quedas, variações de velocidade, torções, potenciais explorados da energia cinética, força da gravidade e o empilhamento de massas.

Os modos de produção deste tempo são o ponto de partida de “Tiger Balm” conceitualmente. No entanto, as propostas físicas que dão concretude ao experimento cênico buscam extrapolar as barreiras da significação para trazer a atenção ao corpo que se move e que, vivo, move todas as outras estruturas da sociedade.

Criado e dirigido sob uma horizontalidade pretendida pelos integrantes do Coletivo Grupelho, o espetáculo resulta de um ano de pesquisa cênica, propostas pedagógicas e processo artístico, elementos fundamentais na concepção de “Tiger Balm”. O elenco de artistas-diretores é formado por Bruna Chiesa, Bruno da Rosa Cunha, Débora Poitevin, Janaína Ferrari e Roberta Fofonka. O grupo tem como pano de fundo a multidisciplinariedade dos artistas, que, além de pesquisadores nas áreas de dança contemporânea e educação somática, também desempenham outras funções profissionalmente nas áreas da Psicologia, Artes Visuais, Jornalismo, Teatro e Moda.

SERVIÇO

  • Quando: 21 de junho, sexta-feira, às 21h
  • Onde: Sala Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
  • Ingressos: R$ 30
  • Venda online: Sympla