6º Cine Caramelo estimula a reflexão sobre acessibilidade e inclusão

De 13 de maio a 15 de junho, a sexta edição do Cine Caramelo – Festival infantojuvenil de cinema de Porto Alegre apresenta 24 filmes de animação, documentário e ficção em longa e curta metragem do Brasil e Europa, com entrada franca. As sessões para adultoscrianças e bebês serão realizadas na Sala Redenção, no Instituto Ling e na Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana. Além das exibições, o 6º Cine Caramelo vai realizar atividades lúdicas e pedagógicas, comoperformance musical, roda de conversa, interação de palhaçaria e oficina de animação em flipbook. Escolas especiais da rede municipal de ensino de Porto Alegre e o Centro Municipal de Cultura de Três Coroas também receberão sessões de cinema e atividades. A programação completa pode ser consultada no site www.cinecaramelo.com.br.

Nessa edição, o Cine Caramelo reafirma seu compromisso com o cuidado, o respeito e a valorização da infância, refletindo sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. As sessões infantojuvenis, abertas às escolas e ao público em geral, acontecem durante o dia, na Sala Redenção e na Sala Paulo Amorim (veja as datas e horários no serviço). Duas destas sessões terão tradução para Libras, garantindo o acesso de deficientes auditivos. À noite, as sessões para adultos na Sala Redenção exibem uma seleção especial de filmes que refletem sobre a inclusão de crianças e adultos com deficiência na escola, no convívio social, no mercado de trabalho e na arte (veja datas e horários no serviço). Assim, enquanto as sessões infantojuvenis são marcadas pela diversidade de temas – trazendo contos que vão do épico ao futurista, histórias de aventura que divertem e, ao mesmo tempo, estimulam a memória e a reflexão -, as sessões adultas apresentam obras marcantes na abordagem da diferença e da inclusão nos dias de hoje.

Serviço

6º Cine Caramelo – de 13 de maio a 15 de junho

De 13 a 17 de maio: sessões comentadas, infantojuvenis e para adultos – Sala Redenção

Dias 20, 21 e 22 de maio: sessões para bebês, performance musical e roda de conversa – Instituto Ling

De 28 a 31 de maio: sessões infantojuvenis e oficina de animação em flipbook – Centro Municipal de Cultura de Três Coroas/RS

De 04 a 07 de junho: sessões infantojuvenis e interação de palhaçaria – Escolas Municipais de Educação Especial

De 11 a 15 de junho: sessões infantojuvenis – Sala Paulo Amorim

ENTRADA FRANCA

Confira a programação:

Programação e sinopses dos filmes

Sessões infantojuvenis

Peixonauta – O filme

Dir. Kiko Mistrorigo e Célia Catunda, Brasil, 2016, 87min.

Faixa etária recomendada: 3 a 5 anos

Peixonauta, Marina e Zico saem do Parque em busca do Dr. Jardim e dos primos Pedro e Juca, mas, ao chegarem na cidade grande, percebem que as pessoas encolheram.

Sala Redenção – 13/05 – 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas – 28/05 – 09h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas – 29/05 – 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas – 30/05 – 09h

Sala Paulo Amorim – 15/06 – 10h

Bruxarias

Dir. Virginia Curiá, Espanha, 2015, 78min.

Faixa etária recomendada: 7 a 10 anos

Malva tem 10 anos a ajuda a avó na venda de produtos medicinais. Quando a avó é raptada por uma malvada fabricante de cosméticos, Malva parte numa busca pela história mágica de seus antepassados.

Sala Redenção* – 14/05 – 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas* – 31/05 – 14h 

Sala Paulo Amorim – 11/06 – 10h

*Sessões com tradução para Libras

Uma viagem ao mundo das fábulas

Dir. Tomm Moore e Nora Twomey, Bélgica/Irlanda/França, 2009, 80min.

Faixa etária recomendada: 9 a 12 anos

Brendon, um jovem de 12 anos, vive no mosteiro de uma vila medieval sob o cerco de invasões bárbaras. Ele recebe a missão de apresentar para o mundo o mais fantástico dos livros, o Livro de Kells.

Sala Redenção – 15/05 – 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas – 29/05 – 09h

Sala Paulo Amorim – 14/06 – 10h

Historietas Assombradas – O filme

Dir. Victor-Hugo Borges, Brasil, 2017, 90min.

Faixa etária recomendada: 9 a 12 anos

Aos 12 anos, Pepe mora com sua avó, uma bruxa-empresária e descobre que é adotado. Ao saber que seus pais estão vivos ele parte em uma aventura para encontrá-los.

Sala Redenção* – 16/05 – 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas* – 31/05 – 09h

Sala Paulo Amorim – 12/06 – 10h

*Sessões com tradução para Libras

Programa de curtas – 50min

Faixa etária recomendada: 6 a 8 anos

Lipe, Vovô e o Monstro

Dir. Felippe Steffens e Carlos Mateus, RS, 2016, 9min

Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.

+

Meu tio que me disse

Dir. Vanusa Angelita Ferlin, SC, 2015, 10min

Tatiana é uma menina curiosa e está intrigada com a euforia de todos pela data de Natal. Papai Noel existe mesmo? Para responder a essa pergunta ela vai precisar da ajuda dos amigos e de muita imaginação.

+

Astrogildo e a astronave

Dir. Edson Bastos, CE, 2016, 18min

Astrogildo anuncia que o seu mais novo invento, uma Astronave, vai voar dentro de um dia. Ele conta com a ajuda de Finício, um menino que sonha em conhecer o pai, para pôr o plano em prática.

+

O melhor som do mundo

Dir. Pedro Paulo de Andrade, SP, 2015, 13min

Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?

Sala Redenção – 17/05/19 – 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas – 28/05 – 14h

Centro Municipal de Cultura de Três Coroas – 30/05 – 14h

Sala Paulo Amorim – 13/06 – 10h

EMEEF Prof. Elyseu Paglioli – 04/06 – 14h

EMEEF Profa. Lygia Morrone Averbuck – 05/06 – 14h

EMEEF Tristão Sucupira Vianna – 06/06 – 14h

EMEEF Prof. Luiz Francisco L. Borges – 07/06 – 14h

Sessões para bebês

Classificação indicativa: para bebês até 3 anos, acompanhados de seus responsáveis

Bebê mais cantigas

SP, 2010, 33min

Bebê Mais Cantigas apresenta o universo encantador e musical das melhores cantigas brasileiras através de imagens de brinquedos, objetos do dia-a-dia e dos famosos e divertidos personagens.

Instituto Ling – 21/05 – 14h30

Bebê mais música

SP, 2002, 35min

Ao som de Mozart, Villa-Lobos, Bach e outros grandes compositores, este vídeo apresenta uma deliciosa sucessão de imagens que diverte e desperta imediata empatia nas crianças em idade pré-escolar.

Instituto Ling – 20/05 – 14h30 + performance musical e roda de conversa com a educadora musical e pianista Dulcimarta Lino, fundadora e pesquisadora do Coletivo do Espaço de Criação Musical, que experimenta os processos de criação poético-sonoros na educação musical

Instituto Ling – 22/05 – 14h30

Sessões para adultos

Outro olhar – Convivendo com a diferença

Dir. Renata Sette, Brasil, 2015, 34min

O documentário traz a história de Charbel Gabriel, um senhor de 60 anos que tem síndrome de down e que trabalha, exercita-se, cuida-se, estuda, interage diariamente com a família e a comunidade.

+

Outro olhar – Uma nova Perspectiva

Dir. Renata Sette, Brasil, 2014, 26min

A história da estudante gaúcha Renata Basso, que tem síndrome de Down e acaba de concluir o ensino médio, é o fio condutor de um retrato impressionante sobre a educação inclusiva no Brasil.

Sala Redenção – 13/05 – 19h

Sala Redenção – 17/05 – 16h

Quem são elas?

Dir. Debora Diniz, Brasil, 2006, 20min

Em julho de 2004, a Justiça brasileira autorizou que mulheres grávidas de fetos sem cérebro interrompessem a gestação. O filme conta a história de quatro dessas mulheres durante dois anos.

+

Habeas Corpus

Dir. Debora Diniz e Ramon Navarro, Brasil, 2005, 20min

O documentário acompanha Tatielle, uma jovem mulher do interior de Goiás. Grávida de 5 meses de um feto que não sobreviveria a um parto proibido pela Religião e pela Justiça.

Sala Redenção – 14/05 – 16h

Meu nome é Daniel

Dir. Daniel Gonçalves, Brasil, 2018, 82min. Classificação 10 anos

O cineasta Daniel Gonçalves apresenta este documentário sobre sua própria vida: ele nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. Por meio de imagens de arquivo, vídeos de família e cenas atuais, o jovem cineasta residente no Rio de Janeiro traça o caminho de sua vida para tentar compreender sua condição. Daniel é formado em jornalismo pela PUC-Rio e pós-graduado em cinema documentário pela Fundação Getúlio Vargas, trabalhou durante três na TV Globo e hoje é sócio da produtora SeuFilme. Dirigiu os documentários tem bala aí? (2008); Luz Guia (2012); Como Seria? (2014); e Pela Estrada Afora (2015), documentário para o programa Sala de Notícias do Canal Futura. Meu nome é Daniel é seu primeiro longa-metragem.

+ Sessão comentada com Daniel Gonçalves, cineasta, jornalista e pós-graduado em cinema documentário pela Fundação Getúlio Vargas, sócio da produtora SeuFilme. Mediação:  Lau Patrón, produtora audiovisual e publicitária, mãe João Vicente, um menino portador de uma rara síndrome autoimune. Criadora da página Avante Leãozinho, palestrante TEDx e autora do livro 71 Leões.

Sala Redenção – 14/05 – 19h

Como Somos

Dir. Naira Soares e Mirella de Souza, Brasil, 2015, 30 min

Como Somos é um documentário que conta a história de doze famílias com algo especial em comum: a convivência com um familiar autista e/ou com síndrome de Down. Partindo do pressuposto de que instituições públicas e privadas dizem não estar preparadas para receber essas pessoas, o questionamento que fica é: E as famílias? Será que foram preparadas?

 +

Pessoas com Eficiências

Dir. Ricardo Chut, Brasil, 2016, 10min

Depoimentos reais de 19 pessoas com deficiência que vivem em São Paulo sobre os desafios e expectativas sobre o mercado de trabalho. Apesar da existência de uma lei federal que vigora há 25 anos e que determina que empresas a partir de 100 funcionários tenham um percentual de funcionários com alguma deficiência, menos de 10% das empresas cumprem a exigência.

Sala Redenção – 15/05 – 16h

Dançando com a diferença – Road

Dir. Zito Marques, Brasil, 2016, 42min

A convite do Teatro Viriato, o diretor artístico do Grupo Dançando com a Diferença, Henrique Amoedo, desenvolveu um trabalho de sensibilização para a inclusão através da dança com diversas instituições da região de Viseu. Foram promovidos encontros entre Henrique e diferentes profissionais relacionados com a área e com pessoas interessadas na temática da inclusão.

+ Sessão comentada com  Marcio Pizarro Noronha, professor do curso de Dança na UFRGS, doutor em Antropologia e História, integrante da rede de pesquisadores em dança ENGRUPE e membro da ANPUH e da ANDA.

Sala Redenção – 15/05 – 19h

Escute

Dir. Manoela Meyer, Brasil, 2015, 25min

A experiência de um cineasta cego. O casal com deficiência que frequenta cinemas. A sensibilidade para sonorizar filmes sem enxergar. Um documentário sobre estética, imaginação e sentimentos no cinema.

+

Luiza

Dir. Caio Baú, Brasil, 2017, 15min

“Luiza” trata da relação entre uma jovem deficiente e o universo que a cerca, tendo a sexualidade como fio condutor para abordar questões como preconceito, superproteção da família, autonomia e amor.

Sala Redenção – 17/05 – 19h

Programa de curtas Daniel Gonçalves – 45min

Tem bala aí?

Dir. Daniel Gonçalves, RJ, 2008, 17min

“Tem bala aí?” A partir dessa pergunta e de sua própria experiência, o diretor apresenta as festas rave para quem nunca esteve em uma.

+ 

Luz Guia

Dir. Daniel Gonçalves, RJ, 2012, 12min

No final de 2011, uma equipe de ceramistas e instrutores de reciclagem – formada por deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant, desenvolveu e executou o presépio Luz Guia.

+

Como Seria?

Dir. Daniel Gonçalves, RJ, 2014, 3min

Aos trinta, chegou a hora de mais pessoas saberem que sim, que é possível levar uma vida normal com a paralisia cerebral que faz meus movimentos diferentes dos demais.

+

Pela Estrada Afora

Dir. Daniel Gonçalves, RJ, 2015, 13min

O filme percorre os 5800 quilômetros da maior linha regular de ônibus do mundo, de São Paulo a Lima, em mais de 100 horas de viagem.

Sala Redenção – 17/05 – 16h