Pitty lança seu quinto álbum de estúdio, “MATRIZ”

Foto: Otávio Souza

A cantora baiana Pitty lançou na última sexta-feira (26), seu quinto álbum de estúdio. Chamado “Matriz“, o novo projeto da roqueira foi produzido por Rafael Ramos, responsável por todos outros álbuns da carreira de Pitty.

Composto e gravado durante a primeira parte da Tour Matriz, o disco partiu da ideia de revisitar suas origens, chegar na matriz sonora, como através do rock ela dialoga com novas influências, perceber como isso se comporta nos dias de hoje e toda sua trajetória até então.

O álbum foi gravado parte no Rio de Janeiro, no Estúdio Tambor, parte em São Paulo e parte em Salvador, onde Pitty nasceu e viveu até os 23 anos quando foi para o Rio gravar o primeiro disco. “Metaforizando, é como a história de uma blueswoman que sai da plantação de algodão, bota a viola no saco e vai tentar a vida na cidade grande. É uma espécie de retorno de um auto-exílio estético e cultural, e isso só é possível hoje por vários motivos. A passagem do tempo, que nos distância do superficial e nos aproxima da essência, e essa nova cena que renovou o fluxo criativo da minha terra, fazendo com que artistas diferentes possam existir ali. Entre outras coisas mais subjetivas“, conta Pitty. Por isso mesmo uma das participações é de Lazzo Matumbi. “Lazzo é parte dessa Bahia fundamental, dessa pedra ancestral sobre a qual foi construída toda uma cultura. Apesar de termos sons e carreiras diferentes, nossa essência é parecida. Ele é luta, revolução, é o lado B da Bahia do qual eu sempre fiz parte e que me interessa mostrar. Da mesma forma outros artistas que também participam do disco me remetem à essa baianidade visceral, que sempre foi a minha onda e que expresso através do rock, que é a essência da música que faço. É como se eu encontrasse meus pares nessa caminhada de volta pra casa“, finaliza.

O primeiro single oficial do álbum foi “Noite Inteira“, lançado em março. “Te Conecta“, foi lançada como single promocional de divulgação da “Tour Matriz”, iniciada em setembro de 2018, acompanhado do videoclipe. O disco ainda conta com participação especial do grupo BaianaSystem, em “Roda“.

Ouça “Matriz” no Spotify: