Rafuagi lança desafio nos 15 nos de carreira

Foto: Leonardo Alves

No ano em que completa 15 anos de carreira, o principal grupo de hip hop da atualidade no estado lança três desafios para incentivar a cultura de paz no mundo. O Rafuagi, que nasceu em Esteio e está por trás de diversos projetos sociais nas periferias e cidades gaúchas, está oferecendo prêmio em dinheiro para os interessados em criar um instrumental inédito para uma das músicas do novo disco do grupo. O álbum comemora a trajetória do trio Rafa (fundador), Rick e DJ Croko e tem previsão de lançamento para abril deste ano, com turnê internacional pela Europa.

A música “Se o tempo permitir – Parte 2” poderá contar com o instrumental criado por produtores ou beatmakers de qualquer lugar do globo. As regras estão disponíveis na página do Rafuagi no Facebook e o desafio acontece até a meia noite do dia 14 de fevereiro. Serão eleitos pelo grupo, cinco finalistas que vão a votação popular pelas redes sociais. O vencedor ganhará um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.019 – uma alusão ao ano de 2019 que promete além do novo disco uma turnê do grupo por 15 países.

O desafio foi lançado no dia 14 de janeiro e, até o momento, já recebeu mais de 70 produções de diversos estados além do Rio Grande do Sul, como Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e até de europeu que vive no Brasil. Os interessados podem fazer download da música sem o instrumental no www.soundcloud.com/rafuagi e se inspirar na criação.

Um novo desafio deverá ser anunciado em fevereiro e convidará os grafiteiros e demais talentosos da expressão pelo traço a criar a arte de capa do disco. Em março, no retorno das aulas, estudantes da rede pública de Porto Alegre e Região Metropolitana serão desafiados a criar a rima de outra música do novo disco.

O Rafuagi nasceu em 2004 e leva no nome o contraponto ao termo pejorativo “rafuagem” utilizado para rotular periféricos e pobres como “vagabundos”. A provocação e crítica social presente na maioria dos grupos deste gênero musical também está no DNA do trio, mas a veia de mensagens reflexivas sobre paz e amizade definem melhor banda.

 

Por: Rachel Duarte