Virada Sustentável lança edital para adesão de atividades em 2019

De 05 a 07 de abril de 2019, a cidade de Porto Alegre vai receber a 4ª edição da Virada Sustentável. Abordando temas como redução das desigualdades sociais (em especial as questões dos refugiados), consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros mudanças climáticas, o festival reúne mais de uma centena de atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro Ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e a Praça Júlio Mesquita (em frente ao Gasômetro) – incorporada nesta edição. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Os preparativos para a edição 2019 começam com o lançamento do Edital para Adesões de Atividades, cujas inscrições estão abertas pelo site Virada Sustentável Porto Alegre até o dia 14 de janeiro de 2019. O objetivo do edital é selecionar diferentes iniciativas que buscam valorizar a cultura e a sustentabilidade, permitindo que a comunidade construa a programação do evento em conjunto com a organização, de forma colaborativa e democrática.

Podem participar do edital grupos, artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que apresentem projetos artísticos, culturais, de bem estar (zen), sociais e ambientais em prol da sustentabilidade. Espetáculos de músicateatro infantil e de rua, dançacinema, atividades para crianças e família, aulas de gastronomia sustentável e as mais diversas oficinas serão contempladas. A organização da Virada Sustentável selecionará até 100 atividades, levando em conta quatro quesitos principais: Relevância, representatividade e atratividade do conteúdo para o público, alinhamento com as temáticas da Virada Sustentável 2019 e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (descritos abaixo), apresentação dos temas através de abordagem positiva, inspiradora e criativa, e capacidade de atendimento, pela organização da Virada, das necessidades técnicas e financeiras dos projetos. Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo para apresentar um ou mais projetos, nas seguintes modalidades: adesão independente (são os projetos que não necessitam nem de aporte financeiro nem de disponibilidade de local) e financiado (projetos que necessitam de aporte financeiro e disponibilidade de local para acontecer).

Serão escolhidas também através deste edital cerca de 20 atividades – entre oficinas, rodas de conversa ou performances participativas – que abordem a temática da cultura, memória, sustentabilidade e história de Porto Alegre. Estas atividades devem estar baseadas nos termos da convenção sobre a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais da ONU (leia aqui).

Uma das novidades deste ano é a modalidade para seleção de três espetáculos que envolvam, no mínimo, dois grupos de diferentes linguagens artísticas. E para os artistas visuais, a Virada 2019 também traz uma inovação: o edital vai selecionar 17 artistas para realizar uma exposição de percurso, com obras que serão instaladas na Orla do Guaíba. O tema da exposição são os 17 ODSs, e cada artista selecionado vai tratar de um Objetivo, criando sua obra em um suporte esférico, que será fornecido pela organização da Virada. Para esta modalidade, artistas e coletivos não devem preencher o formulário de inscrição, bastando enviar as seguintes informações para o emailportoalegre@viradasustentavel.org.br: nome e apresentação, portfólio e contato.

Outra novidade desta edição é que cada Ecoponto vai tratar de um tema distinto, e as atividades serão distribuídas nos locais conforme a sua abordagem, a saber:

Casa de Cultura Mario Quintana – levando em conta o ODS 5 – Igualdade de Gênero, este Ecoponto vai abrigar atividades culturais e educativas de diferentes linguagens, apresentadas única e exclusivamente por mulheres, que correspondam a qualquer um dos 17 ODSs;

Vila Flores – vai apresentar as atividades de grupos, coletivos, artistas e oficineiros que se enquadrem no ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e no ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação;

Redenção – neste Ecoponto serão realizadas as atividades com temáticas gastronômicas e infantis e as que são alusivas ao tema da redução das desigualdades sociais (ODS 10);

Praça Júlio Mesquita e Orla do Guaíba – as atividades realizadas nestes locais vão abordar as mudanças climáticas (ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima), como a exposição de percurso sobre os ODSs.

Além da programação nos Ecopontos, as atividades escolhidas por adesão independente também deverão acontecer em outros locais e regiões descentralizadas de Porto Alegre.

Os resultados do edital serão divulgados na primeira quinzena de fevereiro de 2019. Na terceira edição, que ocorreu em abril de 2018, o Edital de Adesões bateu recorde de projetos propostos: ao todo, foram inscritos 204 projetos culturais, sociais, educativos e ambientais, 35% a mais que na edição 2017. Destes, 126 foram escolhidos para ser realizados dentro da programação da Virada de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODSs

As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são inspiradas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Cada tema da Virada Porto Alegre 2019 está relacionado com um ou mais objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e foram escolhidos colaborativamente com o Conselho Consultivo do festival, composto por representantes de diversos setores da cidade de Porto Alegre.

Conheça os temas de 2019

ODS 3 – SAÚDE E BEM ESTAR – Palavras-chave: saúde física e mental, combate à doenças, acesso à tratamentos; qualidade do ar, da água e do solo; combate ao tabaco.

ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO – Palavras-chave: igualdade de gênero; empoderamento de mulheres e meninas; direitos das mulheres, mulheres em cargos de liderança, diferença salarial, violência doméstica.

ODS 10 – REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES – Palavras-chave: desigualdade étnica, racial, religiosa, econômica; violência; imigrantes e refugiados.

ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS – Palavras-chave: empreendedorismo, feiras, brechós, orgânicos, negócios sociais, economia circular, negócios locais, matéria prima sustentável, trabalho justo.

ODS 13 – AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA – Palavras-chave: redução do desmatamento, preservação de florestas, agricultura de baixo carbono, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, energias renováveis, mercado de carbono, acordo de paris.

ODS 17 – PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO – Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes, acordos internacionais, ecossistemas locais.

 

Serviço

Virada Sustentável Porto Alegre – Edital de adesão de atividades

Regulamento e ficha de inscrição: https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2019/edital.html

Período de inscrição: 11 de dezembro de 2018 a 14 de janeiro de 2019 (até às 23h59min)

Data da divulgação do resultado: primeira quinzena de fevereiro de 2019

Informações: portoalegre@viradasustentavel.org.br

 

Por: Adriana Martorano