Obras de Mahler e Debussy são destaques do próximo concerto da Orquestra de Câmara da ULBRA

Foto: Ricardo Ara

Orquestra de Câmara da Ulbra realiza concerto gratuito no domingo, (18/11), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil. O programa da série Domingo Clássicoterá obras de Gustav Mahler, Claude Debussy, Aurélio Edler-CopesHubertus Hofmann, Arthur Barbosa e Fernando Mattos, falecido no último domingo, 04 de novembroA regência é de Tiago Flores.

O concerto inicia com Adagietto da Sinfonia nº 5escrita entre 1901 e 1902 e influenciada pela musicalização que Mahler fez para os poemas de Friedrich Rückert. Com cinco movimentos, a obra traz características trágicas e alegres ao mesmo tempo. Esta peça conta com a participação da harpista francesa Eloïse Labaume.

Na sequência, Eloise executa Danças Sacra e Profana de Debussy, compositor homenageado no mundo todo em 2018, por conta do aniversário de 100 anos de sua morte. Este revolucionário compositor e pianista coloca a harpa em proeminência, com timbres em orquestrações inusitados, fugindo da orquestra clássica.

A Orquestra prestará homenagem a um dos mais profícuos compositores da música clássica gaúcha, o professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Lewis de Mattos, falecido no último domingo, 04 de novembro. “Fernando era um dos músicos mais queridos da nossa cidade e tinha uma relação muito forte com a Orquestra”, comenta o Maestro Flores. A Orquestra executará Segundo Bestiário Brasileiro, obra dedicada ao regente e à Orquestra de Câmara da Ulbra.

O compositor Aurélio Edler-Copes, brasileiro radicado em Paris, apresenta na guitarra elétrica a obra inédita IN REFLECTION – After ‘In C’ by Terry Riley.  Lenta e contemplativa, a obra prima pela fusão entre o som da guitarra e o da orquestra num único objeto sonoro ressonante.

O programa também conta com Suite para cordas de Hubertus Hofmann e encerra com Toada e Desafio, de Arthur Barbosa, composta em 1997 em uma homenagem ao Movimento Harmorial.

O concerto é gratuito, mas sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes, por meio do projeto Juvenil Solidário.

 

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO | OUTUBRO 2018

Data: Domingo (18/11)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca – Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes.