Sopapo Poético homenageia a cantora e atriz Denizeli Cardoso na próxima terça-feira

Foto Luciane Pires

Na edição de outubro de 2018, o Sopapo Poético recebe Denizeli Cardoso, atriz e cantora, vencedora do Prêmio Açorianos de 2017 de Melhor Atriz. O evento acontece no dia 30 de outubro, terça-feira, às19h30min, no CRN Nilo Feijó, na Av. Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus, com entrada franca. A abertura fica por conta do Coletivo Corpo Negra, grupo de dança formado por alunas negras do Curso de Dança da UFRGS.

O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC), sempre na última terça-feira do mês. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, desde 2012, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências, reunindo artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

DENIZELI CARDOSO

Denizeli é atriz e cantora. Iniciou no teatro em 1991, tendo participado de cinco peças musicais e dirigido uma delas. De 2008 a 2013, atuou na comédia “Como agarrar um marido antes dos 40”. No cinema, fez parte dos elencos dos longas “Netto e o Domador de Cavalos”, “Netto Perde a Sua Alma” e “Clô, Dias e Noites”. Participa do show-comédia “Só Love” e do espetáculo “Nas Sombras do Coração”, com o qual recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Atriz em 2017. Musicalmente versátil, Denizeli interessa-se por diferentes estilos, como rock, blues, MPB, samba e musica erudita. Durante anos, figurou como cantora de black music em DNZL BLACK MUSIC e, atualmente, dá continuidade a esse trabalho em um projeto de preservação da música preta nacional e das suas influências do blues. Tem parceria e participação em trabalhos de outros artistas e grupos, tais como Jorge Foques, Dj Piá, Thaíde e Dj Hum, Harlem’s Club Blues Band, SoulNegra, Funkalister e Ultramen. Atualmente, canta com as bandas The Blues Flame e Suspiram Blues. Denizeli participou do espetáculo “As Vozes de Dandara” nos anos de 2016 e 2017 e, neste ano, prepara-se para montar o show “ONE – Para Sempre Nina”, no qual interpretará as músicas que Nina Simone cantava.

COLETIVO CORPO NEGRA

O Coletivo Corpo Negra é um grupo de dança formado por alunas negras do Curso de Dança da UFRGS, com o objetivo de promover espaços para discussão, reflexão, análise e criação artística a partir das questões que envolvem o universo feminino, mais especificamente da mulher negra. O grupo participará da abertura desta edição do Sopapo Poético, apresentando o trabalho “A Revolta Vem à Tona”, com inspiração na música “100% feminista” das cantoras MC Carol e Karol Conká.

SOPAPINHO
Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Sempre pedimos para os pais levarem lanches saudáveis para seus filhos compartilharem com as outras crianças.

FEIRA AFRO

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

CINE KAFUNÉ

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.

SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia

Edição de outubro de 2018

Convidada: Denizeli Cardoso

Abertura: Coletivo Corpo Negra (dança)

Quando: terça-feira, 30 de outubro, às 19h30min

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Av. Ipiranga, 311, Menino Deus – Porto Alegre/RS

ENTRADA FRANCA

Contatos:
sopapo.poetico@gmail.com
(51) 99365-3315 | 99117-4559 | 99317-6497 | 99218-5449

Realização:
Associação Negra de Cultura – ANdC

 

Por: Silvia Abreu