Orquestra da Ulbra apresenta obras de Wagner, Grieg e Stravinski no Domingo Clássico

Foto: Ricardo Ara

Orquestra de Câmara da Ulbra realiza concerto gratuito no domingo, (21/10), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). O programa da série Domingo Clássico terá obras de Richard Wagner, Edvard Grieg e Igor Stravinski e contará com a participação da premiada soprano Laura de Souza, que em 2018 comemora 30 anos de carreira. A regência é de Tiago Flores. O projeto tem o patrocínio da Vivo e Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer.

O concerto inicia com Wesendonck Liederobra de importância central na produção de Wagner, que marca o anúncio da nova linguagem musical do compositor. Trata-se de um ciclo de cinco canções para voz feminina, que neste concerto ganham um arranjo para cordas assinado por Paulo Maron e solo de Laura de Souza.

“É uma grande oportunidade para o público ouvir o ciclo de Wagner sendo interpretado por uma Porto-alegrense de carreira internacional, uma solista realmente importante e de muito destaque no cenário musical”, comenta Tiago Flores. Na sequencia, a Orquestra executa três canções de GriegSolveig’s songIch liege dich e Ein Traum. O compositor norueguês é reconhecido como o mais forte expoente da cultura musical escandinava. Estas peças também terão solo de Laura de Souza.

O programa encerra com Apollon Musagète   de Stravinsky, importante compositor do século XX. Composto entre 1927 e 1928, Apollon Musagète é um bailado em duas cenas com características classicistas. O concerto é gratuito, mas sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes, por meio do projeto Juvenil Solidário.

Foto: Ricardo Ara

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |DOMINGO CLÁSSICO | OUTUBRO 2018

Data: Domingo (21/10)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca – Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes.

 

PROGRAMA:

RICHARD WAGNER: Wesendonck Lieder (Arranjo para cordas: Paulo Maron)

EDVARD GRIEG: 1- Solveig’s song / 2- Ich liege dich / 3- Ein Traum

IGOR STRAVINSKY: Apollon Musagete

 Participação: Laura de Souza (soprano)

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

Patrocínio: VIVO

Financiamento: Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

 

LAURA DE SOUZA (SOPRANO)

A soprano Laura de Souza comemora em 2018 seus 30 anos de carreira. Estudou piano no Instituto de Artes da UFRGS e canto na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Hamburgo, Alemanha piano no Instituto de Artes da UFRGS e canto na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Hamburgo, Alemanha. Foi premiada com o Primeiro Lugar nos concursos Biennale di Cagliari, Itália (1989) e Concurso Internacional de Canto do Rio de Janeiro (1991). Atuou como membro estável no Staatstheater Kassel, Deutsches Nationaltheater Weimar e Nationaltheather Mannheim e como solista convidada na Filarmônica de Berlim, Filarmônica de Colônia, Alemanha, Bolshoi Theater Minsk, Bielorússia, Aalborg Theater, Dinamarca, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Sala Cecília Meirelles e Sala São Paulo. Participou de importantes festivais como Festival de Inverno de Campos de Jordão, Festival de Música de Ourinhos, Festival de Ópera do Theatro da Paz, Festival de Inverno da UFSM, Festival Amazonas de Ópera, Brazil Arts Festival em Tempe, Arizona, Latin Arts and Music Festival, Mount Pleasant, Michigan – EUA, Projeto Mahler en Bogota, Europäische Wochen PassauRheinisches Musikfest em Bonn e Dresdner Musikfestspiele. Pesquisadora sobre Yoga e pedagogia vocal, é professora de canto da Escola Municipal de Música de São Paulo e doutoranda em Música pela UNICAMP.