Festival no Memorial expõe arte e cultura para integrar senegaleses e gaúchos

Foto: Vinicius Pedrollo

Os gaúchos vão poder conhecer a arte e a cultura do Senegal, país da África Ocidental com mais de 15 milhões de habitantes, neste sábado e domingo (13 e 14), no Memorial do RS. O 1º Festival de Arte e Cultura Senegalesa promove integração e aproximação com os imigrantes africanos residentes no estado. Com entrada franca, as atrações envolvem desfile de moda, comidas típicas, exposição de arte, teatro, música, danças tradicionais, exibição de filme e a luta livre Laamb.

O desfile de moda (dia 13, às 10h) apresenta roupas típicas exibidas por doze modelos. São 24 figurinos confeccionados pelos imigrantes em Porto Alegre, cujos tecidos vieram em grande parte do Senegal. As peças femininas combinam com o turbante e trazem vestidos longos e largos com tecido colorido ou conjuntos de blusa e saia longa ajustada ao corpo. As vestes masculinas são compostas por calças compridas e túnicas de mangas longas.

Nos dois dias do evento, será oferecido um almoço no Clube do Comércio (Praça da Alfândega), das 12h às 14h, com o Festival de Gastronomia Senegalesa. Os convites antecipados podem ser adquiridos fanpage do evento. A equipe de cozinha tem a direção do chef Macodou seye, com dois pratos tradicionais, além de uma bebida típica.

A exposição de arte (13, às 14h) apresenta obras de Ousmane Mathurin Ndiaye, entre elas, seis quadros de pintura senegalesa. Além dos quadros Binetou Gueye, 30 peças de artesanato em madeira fabricadas no Senegal e 40 peças de tecido chamadas tampas. O artista Cristiano Barero também participa da mostra. Música e dança típica (13, às 16h): um grupo de músicos senegaleses da capital tocará instrumentos tradicionais como Tam Tam e Djembe.

Teatro e exposição de arte (14, às 10h): grupo de teatro composto por atores senegaleses fará três encenações sobre a vida de imigrantes. Luta tradicional Laamb (14, às 14h): além da dimensão esportiva, a luta incorpora a grandeza cultural e folclórica animada por rituais místicos como canção de bravura, cerimônias para afastar a má sorte e danças tradicionais embelezadas com talismãs e grisalhos. Exibição de filme com atores senegaleses (14, às 18h): no auditório do primeiro andar, seguida de mesa de conversa.

Foto: Vinicius Pedrollo

O evento é organizado pela Associação dos Senegaleses de Porto Alegre e tem apoio do Consulado Honorário do Senegal, Memorial do RS, Casa de Cultura Mário Quintana, Akanni- Instituto de Pesquisa e Assessoramento, Sindicato dos Servidores Federais do RS (Sindiserfs) e DCE UFRGS/Projeto direitos Humanos.

Os organizadores buscam outros colaboradores em vaquinha online.

Programação

Dia 13 de outubro (sábado):

10h – Desfile de moda com roupas tradicionais;
12h às 14h – Festival de Gastronomia Senegalesa (Clube do Comércio);
14h – Exposição de arte senegalesa;
16h – Música tradicional e apresentação de danças típicas;

Dia 14 de outubro (domingo):

10h – Teatro e exposição;
12h às 14h – Festival de Gastronomia Senegalesa (Clube do Comércio),
14h – Apresentação da luta tradicional Lamb;
18h – Apresentação de cinema, seguido de roda de conversa com os senegaleses;

Serviço

O quê: 1º Festival de Arte e Cultura Senegalesa

Quando: Sábado e domingo (13 e 14), das 10h às 18h

Onde: Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico de Porto Alegre)