Morre Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, aos 72 anos

Uma triste notícia aos fãs de Beatles: faleceu, nesta terça-feira (02), aos 72 anos, Geoff Emerick, o engenheiro de som do grupo, em álbuns muito marcantes, como o icônico “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

A notícia foi divulgada pela própria conta de Emerick no Instagram e pegou os fãs de surpresa, já que o engenheiro era bastante ativo e compartilhava trechos das master classes que dava ao redor do mundo. A cidade de Porto Alegre, aliás, foi um dos locais que recebeu o profissional.

Após a primeira postagem sobre a morte de Geoff Emerick, o agente dele, William Zabaleta, publicou um vídeo no canal do YouTube do engenheiro explicando o ocorrido. Segundo Zabaleta, ele estava conversando com Emerick ao telefone quando tudo aconteceu.

Há um rumor circulando sobre Geoff Emerick estar morto. Bem, não é um rumor. É a verdade. Hoje mesmo, pelas 14h [horário dos Estados Unidos], estava voltando do Arizona para transportar alguns discos de ouro e placas comemorativas para nossa aula em Tucson. Enquanto estava no telefone com Geoff Emerick, ele teve complicações e derrubou o telefone. Nisto, eu liguei para a emergência, mas quando eles chegaram lá já era tarde demais. Geoff sofreu de problemas cardíacos por muito tempo, ele tinha um marca-passo. Quando é sua hora, é sua hora. Nós perdemos uma lenda e um melhor amigo para mim. Um mentor. É tudo o que consigo dizer no momento. Estou gravando este vídeo porque todos estão me ligando ao mesmo tempo. Então, não é um rumor. Geoff faleceu hoje e que ele descanse em paz”.

Além de ter trabalhado em álbuns dos Beatles que entraram para a história, como “Revolver”, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e “Abbey Road”, Emerick também trabalhou com Paul McCartney em “Band On The Run”, no ano de 1973.

Por suas mixagens, também passaram as bandas Badfinger, Supertramp, Cheap Trick e America, entre outras, e também o cantor Elvis Costello.

Em julho deste ano, Geoff Emerick veio ao Brasil pela primeira vez para dar sua Master Class no Audio Porto, em Porto Alegre. Foram três dias de muito aprendizado enquanto o engenheiro compartilhava suas experiências e trabalhava no estúdio com a banda convidada para a ocasião.

Via: Pop Cultura