Demonstração Técnica “Prisão para a liberdade” ocorre na Casa de Cultura Mario Quintana

Foto: Alessandro Poeta Soave

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) apresenta, nesta quarta-feira (3), às 20h, a Demonstração Técnica “Prisão para a liberdade”, com o ator Carlos Simioni, do Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A entrada é gratuita, e as senhas podem ser retiradas na bilheteria do Teatro Bruno Kiefer uma hora antes do espetáculo.

Simioni aborda a própria trajetória junto ao Lume e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Em sua demonstração técnica, ele fala sobre o percurso desde a fundação do Núcleo, em 1985; seu encontro com os mestres de teatro; as técnicas desenvolvidas junto ao grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo; técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço; além do treinamento vocal para a elaboração de personagens e construção de cenas.

Sobre o ator

Simioni é ator, pesquisador e diretor. Natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o Lume em 1985 e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira. Trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator.

Atualmente participa em oito espetáculos do Lume : Kelbilim, Cravo Lírio e Rosa, Shi-Zen – Sete Cuias, Parada de Rua, Sopro, Abre- Alas, Os Bem Intencionados, Prisão para a Liberdade.

Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “Vindenes Bro”- “Ponte dos Ventos” – Dinamarca, onde desenvolve técnicas de treinamentos para o ator e atua nos espetáculos “Ur-Nat”  e “The Voices of The Windows”, sob orientação e direção da atriz e diretora Iben Nagel Rasmussen – Odin Teatret.

É fundador e coordenador do Patuanú- Núcleo de Pesquisa em Dança de Ator – grupo itinerante de pesquisa, com atores e dançarinos de diversos estados brasileiros. Também é professor convidado da Teaterhoyskolen Rodkild – (Escola Superior de Teatro) – Dinamarca, desde 2007.

Apresentou espetáculos, demonstrações e ministrou cursos na Itália, Alemanha, França, Estados Unidos, México, Colômbia, Argentina, Portugal, Inglaterra, Coréia do Norte,  Noruega, Bolívia, Costa Rica, Dinamarca, Egito,  Grécia, Nicarágua,  Escócia,  Peru, Bélgica, Israel, Espanha, Equador, Polônia.

Em 2007, conquistou o Prêmio “International Next Generation Fellowship Program” – TCG –  Theatre Communicatios Group – em Nova Iorque (Estados Unidos).

FICHA TÉCNICA

Concepção e atuação: Carlos Simioni

Coordenação técnica: Francisco Barganian

Apoio administrativo: Giselle Bastos

Design gráfico e fotos: Arthur Amaral

Registro audiovisual: Alessandro Poeta Soave

Assessoria de comunicação: Marina Franco

Direção de produção: Cynthia Margareth

Produção Executiva: Juliana Kaneto

Realização: Lume Teatro

SERVIÇO

Demonstração Técnica “Prisão para a liberdade”

Quando: 3 de outubro | Quarta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)

Espetáculo gratuito, com distribuição de senhas uma hora antes na bilheteria do teatro