Fundação Iberê Camargo amplia período de visitação às exposições em cartaz

Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre/RS, anuncia a prorrogação das duas exposições em cartaz, que podem ser visitadas aos fins de semana, das 14h às 19h, com entrada franca.

Prevista inicialmente para encerrar no dia 14 de outubro, a exposição Caixa Preta vai permanecer em cartaz até o final do mês, dia 28 de outubro. Com curadoria de Bernardo José de SouzaEduardo SterziFernanda Brenner e Veronica Stigger, a coletiva apresenta obras de cerca de 40 artistas – entre fotógrafos, poetas, arquitetos, cineastas e artistas visuais – como Augusto de CamposJúlio PlazaCarlos FajardoEliseu ViscontiChelpa FerroIberê CamargoManabu MabeMauro RestiffeNuno RamosOscar Niemeyer e Waltercio Caldas.

Já a exposição Iberê Camargo: formas em movimento teve seu período de exibição estendido até o início de 2019, devido à grande procura de escolas e grupos para visitas mediadas, o que provocou também a ampliação nos horários de atendimento pelo Programa Educativo em dias úteis. Além das opções de agendamento antes ofertadas, foram abertos novos horários para receber até 800 pessoas por semana. O serviço é gratuito e voltado para grupos com mais de 10 pessoas, recebendo escolas, grupos comunitários, organizações sociais, universidades e demais instituições. Os horários para visitação de grupos são: quarta e sexta-feira, às 9h30, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h; e quinta-feira, às 9h30, 11h30, 13h e 15h. As visitas devem agendadas previamente(confira as informações no serviço abaixo).

Formas em Movimento reúne obras de Iberê Camargo que fazem parte do acervo da Fundação, trazendo um recorte panorâmico de sua produção por meio de eixos temáticos que acompanham sua trajetória, desde seus desenhos de criança até as obras mais expressionistas dos anos 1980 e 1990. Organizada pelo Acervo em conjunto com o Programa Educativo da Fundação, a mostra traz cerca de 80 obras – muitas delas expostas na Fundação pela primeira vez – que demonstram a versatilidade de Iberê e a potência de sua obra. Apoiada em um amplo projeto educativo – que estabelece uma concepção expandida de curadoria, alicerçada em uma dinâmica colaborativa e interativa – a exposição permite que o público dialogue com o espaço expositivo, que está transformado em ateliê. Uma intensa programação de atividades paralelas, como oficinas, seminários e cursos com diferentes linguagens e diferentes idades e propostas, vem sendo realizada.

Neste primeiro fim de semana de outubro, a Fundação Iberê Camargo traz, ainda, o Seminário de Formação em Mediação, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de outubro (de sexta a domingo) com o objetivo de fomentar os debates que cercam as práticas de mediação, experiência e acesso à arte e cultura. As vagas estão esgotadas.

As atividades vão contar com a presença do professor de Filosofia e Educação na Universidade de Barcelona (Espanha), Jorge Larrosa, especialista em mediação cultural. Além de Larrosa, participam do seminário Marcus Lontra – crítico de arte e curador independente, Zita Possamai – pós-doutora e professor no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio e Daniela Name – curadora, crítica de arte, jornalista e professora (confira as informações e a programação no serviço abaixo).  No dia 7, o professor Larrosa realiza a conferência de encerramento do seminário, intitulada Renovar um mundo comum, que trata de aplicar à escola e ao museu a concepção arendtiana de educação como transmissão, comunicação e renovação do mundo. Após a conferência, Larrosa promove o lançamento de seu livro Esperando não se sabe o que. Sobre o ofício de professor. O livro será apresentado e comentado por Lêda Fonseca, professora e orientadora do Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo.

Nos dias 9, 10 e 11 de outubro (de terça a quinta-feira), Jorge Larrosa ministra o Minicurso A Escola e o Museu, o Professor e o Mediador, destinado a profissionais da área de museologia, artistas, mediadores, curadores e professores. Para saber mais, acesse http://iberecamargo.org.br/programa/a-escola-e-o-museu-o-professor-e-o-mediador-com-jorge-larrosa/

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de  ItaúGrupo GPSIBMOleoplanAgibankBTG PactualBanrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. Hotel oficialIbis Styles Porto Alegre. Serviços de tradução: Traduzca.Patrocinador do projeto Iberê nas PraçasCorsan – Companhia Riograndense de Saneamento.

Serviço – Seminário de Formação em Mediação

Dias 5, 6 e 7 de outubro (sexta a domingo)

VAGAS ESGOTADAS

Informações: educativo@iberecamargo.org.br ou [51] 3247.8000

http://iberecamargo.org.br/programa/seminario-mediacao-cultural/

Local: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

 

Serviço – Curso A Escola e o Museu, o Professor e o Mediador

Dias 9, 10 e 11 de outubro

Dia 09 – das 14h às 17h –  A mediação artística como artesania

Dia 10 – das 14h às 17h – Espaços, tempos, materialidades e práticas da mediação artística

Dia 11 – das 14h às 17h –   O vocabulário do ofício de mediador

Valor: R$ 350,00

Informações: educativo@iberecamargo.org.br ou [51] 3247.8000

http://iberecamargo.org.br/programa/a-escola-e-o-museu-o-professor-e-o-mediador-com-jorge-larrosa/

Local: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

 

Serviço – fim de semana na Fundação Iberê Camargo

Sábado e domingo, 6 e 7 de outubro

Das 14h às 19h – Visitação às exposições Caixa Preta e Iberê Camargo: formas em movimento

Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

Visitação: das 14h às 19h (último acesso às 18h45min).

ENTRADA FRANCA

De quarta a domingo, a Fundação Iberê Camargo também atende a grupos agendados. Para fazer um agendamento, basta ligar para o Programa Educativo – 51 3247 8000.

Novos horários de agendamento:

Quartas-feiras, às 9h30, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h

Quintas-feiras, às 9h30, 11h30, 13h e 15h

Sextas-feiras, às 9h30, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h