Andrea Bocelli emociona os gaúchos em sua estreia na capital

Foto: Tony Capellão/No Palco

FtoEm um domingo chuvoso, mais de 36 mil pessoas não se acanharam e saíram de casa para assistir a primeira apresentação do tenor italiano Andrea Bocelli em Porto Alegre, no Estádio Beira Rio. 

Com o relógio marcando 20h, a Orquestra Juvenil de Heliópolis se posicionou no palco para abrir a apresentação com o instrumental “Overture”. Na sequência, escoltado pelo regente Eugene Kohn, Bocelli entrou no palco e foi recebido com muito carinho pela plateia. O tenor cantou “La mia letizia infondere” e “La donna è mobile”. Depois deu espaço para a soprano Larisa Martínez. A brasileira vencedora do Metropolitan Opera 2016 mostrou todo seu talento cantando “Quando m’en vò” sozinha no palco. O primeiro dueto entre Larisa e Andrea foi em “Bimba dagi’occhi pieni di malia”, arrancando suspiros da plateia.

O Coral da Gente, formado por jovens entre 14 e 25 anos, teve sua primeira participação em “Feste e pane”. Assim como a Orquestra, o Coral é mantido pelo Instituto Baccarelli e acompanhará Andrea Bocelli em toda a turnê brasileira.

Uma voz feminina avisou que a apresentação não teria intervalos. Então a Orquestra seguiu tocando e mandou um Medley da Bossa Nova. Bocelli ressurgiu no para cantar “Mamma”, do disco ‘Incanto’ (2004). Em seguida foi a vez de “Funiculi, Funiculà”, um dos maiores clássicos da música italiana, escrita por Giuseppe ‘Peppino’ Turco e musicada por Luigi Denza em 1880.

O duo Carisma, formado por Carlo Corrieri e MagdalenaKaltcheva, surgiu no palco tocando “Libertango”, acompanhados de dois dançarinos performando o tango. Eles também tocaram “Granada”, junto com Andrea Bocelli e o Coral.

Foto: Tony Capellão/No Palco

Um dos momentos mais esperados da apresentação, a vez de Andrea chamar a convidada especial. Então ele a chamou, Maria Rita subiu ao palco com um vestido vestido preto e branco e um lindo sorriso estampado no rosto para cantar “Me Deixas Louca”, de Elis Regina. Junto com Bocelli, Maria cantou “Tristeza”, de Nilton de Souza, “The Prayer” e “Canto della Terra”. Visivelmente emocionada, Maria Rita não hesitou em reverenciar Bocelli. Ela representou muito bem o Brasil.

Com a apresentação se aproximando para o final, a soprana Larisa Martínez voltou ao palco para cantar um dos maiores sucessos da carreira de Bocelli, “Con te partirò”, obrigando a plateia tirar os celulares do bolso para gravar o momento. “Nessun dorma… O sole, vita” foi a escolhida para encerrar a apresentação. E acabou deixando a plateia arrepiada com o lindo e poderoso dueto entre o Coral da Gente e Andrea Bocelli.

Sob muitos aplausos Andrea deixou o palco. E então a Orquestra começou a tocar “Parabéns para Você”, em homenagem ao aniversário do tenor italiano, que foi ontem, 22/09. Ele voltou e agradeceu o carinho do público, dos músicos e do regente.

Foram poucas interações de Bocelli com a plateia. Na primeira, ele destacou a presença da Orquestra Juvenil de Heliópolis e falou que com eles a música brasileira terá um grande futuro. Tudo isso traduzido pelo regente Eugene. Depois voltou a conversar com o público antes de apresentar o single “If Only”, do novo disco chamado ‘Sí’, que por sinal tem um videoclipe muito emocionante.

Com certeza foi uma noite que os gaúchos não esquecerão por muito tempo. A qualidade e personalidade dos músicos da Orquestra Juvenil de Heliópolis e as lindas e potentes vozes do Coral da Gente somaram-se ao incontestável talento de Andrea Bocelli, passando pela soprano brasileira Larisa Martínez e terminando na delicadeza e emoção de Maria Rita.

A sensação que as pessoas carregavam na saída do show era de leveza. Elas tinham a consciência de terem vivido uma experiência única que, talvez, não se repita. Afinal, o público presenciou um dos maiores tenor do Mundo e nem a chuva abalou a emoção.