Entrevista com Ingrid Berger, a responsável pelos camarins do Rock in Rio

Com mais de 25 anos de carreira, Ingrid Berger é um dos principais nomes no mundo da produção de eventos. Ingrid iniciou sua carreira sendo intérprete de bandas internacionais, depois passou para a produção de eventos como produtora executiva, passou por todas as etapas e com o tempo escolheu a área Artística, onde foi ser produtora de camarins e catering.

Trabalhou em muitos festivais internacionais, como Hollywood Rock, Free Jazz, Carlton Dance, Skol Beats, Ultra Music Festival, Monsters do Rock, Rock in Rio (Lisboa, Madrid, Las Vegas e Rio de Janeiro) e inúmeros show internacionais, como Madonna, Beyoncé, Justin Bieber, Paul McCartney, Coldplay, Elton John, Roger Waters, Sade, Iron Maiden, Metallica, entre outros.

Hoje Ingrid também é professora do Curso de Produção de Backstage, que chega a Porto Alegre nos dias 3 e 4 de novembro, no Celuz – Centro de Eventos da luz da Aurora. As inscrições estão disponíveis no site Sympla.

Esse curso é pensado para produtores de festivais, eventos corporativos, eventos sociais, produtores de shows pequenos, médios e grandes, estudantes de RP, estudantes de marketing, funcionários da rede hoteleira, fornecedores de eventos, prospects de live branding e todos aqueles que se interessam por trás do palco.

 

Leia a entrevista completa:

1 – Conta mais sobre a profissional Ingrid Berger, muito importante, mas pouco conhecida.

Trabalho já há mais de 25 anos com produção de grandes eventos e shows internacionais, como os festivais Hollywood Rock, Free Jazz, Carlton Dance, Skol Beats, Ultra Music Festival, Monsters do Rock, Rock in Rio ( Lisboa, Madrid Las Vegas e Rio de janeiro) e inúmeros show internacionais, como Madonna, Beyoncé, Justin Bieber, Paul McCartney, Coldplay, Elton John., Roger Waters, Sade, Iron Maiden, Metallica etc..e sempre atuando como produtora de backstage, cuidando dos camarins, catering , aréas Vips.

2 – Como foi o começo da carreira, tendo que trabalhar, muitas vezes, com grandes nomes da música nacional e internacional?

Iniciei minha carreira como intérprete de bandas e artistas, foi no primeiro Free Jazz um amigo meu me chamou e perguntou se eu sabia falar inglês para ficar com um artista durante a estada dele aqui no festival, ai foi que vi como era o mundo atrás dos bastidores e fiquei encantada e daí fui para produção executiva e mais tarde como sempre estava me preocupando com os camarins, menu de catering, areas Vips , passei a ser produtora de backstage, que cuida de todo o trabalho de produção de trás do palco, como camarins, escritorios de produção, sala de imprensa, ares Vip de artistas, catering de produção de artistico.

O trabalho com grandes nomes de músicos, internacionais, as vezes é bem complicado, pois são costumes diferentes, outra maneira de trabalhar, e tive que aprender tudo no dia a dia, e tive muita ajuda de parte de managers e tour managers internacionais que com eles aprendi a trabalhar com muito mais eficiência e planejamento.

3 – Você trabalhou em quantos Rock in Rio? Qual foi o mais marcante?

Meu primeiro Rock In Rio foi em 91 onde atuei como intérprete, depois já em 2001 fui produtora de camarins internacional e desde 2006 como produtora de backstage em todos os Rock in Rio, Lisboa, Madrid , Las Vegas e Rio de Janeiro no total de 17 edições e o mais difícil foi em 2001 no Rio de Janeiro e o mais marcante foi o do ano passado aqui no Rio de Janeiro na cidade Olímpica !!

4 – Um artista/banda que você não trabalhou ainda e tem muita vontade?

Difícil essa pergunta, pois já trabalhei com quase todas as bandas e Artista que gosto, mas seria Pharrell Williams, gosto muito do trabalho dele.

5 – O Brasil tornou-se o principal país no mundo do show business. Atualmente, grandes turnês completas passam por aqui, como Katy Perry e Roger Waters. Como você vê esse progresso?

Bem, atualmente com a alta do dollar fica cada vez mais caro trazer esses artistas de grande porte e que tem os ingressos com preços super altos, mas o público brasileiro é um bom comprador de ingressos e com isso os artistas gostam de vir ao Brasil, é incrível como eles ficam felizes com o sucesso que tem de público aqui e é o único lugar que eu vejo o público realmente cantar e dançar em todos os momentos, esse é o resultado do porque tantos artistas voltam sempre, um exemplo seria Paul McCartney, que em 4 anos fez 15 shows lotados em várias cidades do Brasil.

6 – A atual situação econômica do país não ajuda os fãs, mas acaba ajudando o artista/banda. Concorda?

Bem, com os preços dos ingressos nas alturas fica difícil para os fã comprarem para todos os grandes shows, tem que escolher, o melhor que temos público para todo o tipo de Artista e por isso eles sempre estão em turnê por aqui.

7 – Agora sobre o curso. Como funciona?

O Curso de Produção de Backstage é um curso que explica e ensina como tudo funciona atrás do palco, pode ser um show de pequeno porte em uma casa de show, como um grande festival como o Rock in Rio, no curso se aprende como primeiro fazer todo o planejamento do evento, desde da planta até toda a montagem , é uma produção a parte da produção executiva com todos os mesmos trabalhos de planejamento, planilhas , montagem , desmontagem, assim como montar um cozinha industrial, elaborar os menus de catering , fazer as compras dos pedidos dos artistas, decorar os camarins , paisagismo, enfim , todo a montagem do princípio ao fim. Fazemos vários exercícios em grupo e eu demonstro com fotos e plantas como faço uma produção de backstage.

8Qual é a recomendação de público?

Para todos que tenha interesse por produção de eventos, esse curso dá base para Shows, festivais,eventos corporativos, casamentos, pois em cada um dele sempre tem um show de algum artista e o trabalho é o mesmo.

9 – Espaço para você chamar o pessoal para o curso:

Convido a todos em Porto Alegre que tenha interesse em aprender mais no segmento de eventos, um curso unico onde passo toda a minha experiência ao longo de mais de 25 anos trabalhando com Artistas Internacionais e Grandes festivais, o meu lema é passar o que eu aprendi para que o trabalho de produção seja mais produtivo com dicas e métodos mais simples. Dias 03 e 04 de novembro no Celuz, será oportunidade bacana de networking com vários produtores da região.