João Maldonado Quarteto abre o projeto Clube de Cultura Instrumental no Clube de Cultura

Foto: Roberta Amaral

O Clube de Cultura lança no dia 17 de agosto o projeto Clube de Cultura Instrumental, com show de João Maldonado Quarteto. O quarteto formado por João Maldonado (piano), Cesar Conter Audi (bateria), Everson Vargas (baixo acústico) e Amauri Iablonovski (sax tenor), apresentará repertório com composições próprias e releituras de clássicos que marcaram a história do rock gaúcho e internacional, como Beatles, Jimmi Hendrix, além de clássicos do jazz. A apresentação ocorre às 20h, no Clube de Cultura, com ingressos a R$ 20.

Segundo Maldonado, curador do projeto ao lado do presidente Mozart Dutra, a ideia é levar o Jazz uma vez por mês, sempre com uma banda diferente. O Clube de também abrirá espaço para o Blues e projeta o retorno da famosa Frente Gaúcha de Música Popular. “Porto Alegre tem uma riqueza cultural enorme, em especial na música. Várias bandas de qualidade têm despontando no Sul, seja a nova geração, seja o reencontro de músicos renomados para fazer Jazz, Blues, MPB gaúcha. E esse movimento cultural tem tudo a ver com a história do Clube de Cultura”, explica o músico.

Espaço de resistência cultural
O Clube de Cultura foi fundado em 30 de maio de 1950 por 14 judeus progressistas, determinados a criar um espaço para atividades artístico-culturais que não encontravam acolhida nos lugares já consagrados da cidade. A atual sede, no número 1.853 da Rua Ramiro Barcelos, foi inaugurada em 1958 e seus eventos contaram até com a participação de Elis Regina.

Em 1962, então restrito a membros da comunidade judaica, abriu suas portas à comunidade mais ampla. O grupo de teatro do Clube encenou A Prostituta Respeitosa, de Sartre,e, nos embalos do novo ritmo brasileiro, organizou o espetáculo Bossa 64.

Com o advento do golpe militar, o espaço perdeu muitos membros, mas se manteve ativo. Ainda nos anos 60, a Frente Gaúcha de Música Popular, formada por Raul Ellwanger, Edgar Pozzer, Cezar e Paulo Dorfman, Cláudio Levitan, entre outros, buscava romper as cadeias da indústria cultural. Nos anos 70, Carlos Gerbase e Jorge Furtado organizaram oficinas de cinema. Nos anos 80, a Cooperativa de Música de Porto Alegre – Coompor – badalou o Bom Fim com o projeto Coompor Canta Lupi. Dali saíram grandes nomes da cena local como Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves e Gelson de Oliveira. Caio Fernando Abreu, Luciano Alabarse e Carlinhos Hartlieb montavam e estreavam os textos de Caio no auditório Henrique Scliar. Nele estreou Nei Lisboa.

O Auditório Henrique Scliar, palco de grandes acontecimentos culturais da cidade, está desativado. Enquanto tenta viabilizar financiamento via lei de incentivo e parcerias, o Clube mantém suas portas abertas realizando atividades como saraus, palestras, cursos, debates, apresentações musicais e de cinema.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do projeto Clube de Cultura Instrumental com João Maldonado Quarteto
Quando: 17 de agosto | Sexta-feira  | 21h
Onde: Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853 – Bom Fim)
Ingressos: R$ 20,00

 

Por: Roberta Amaral